Como Fazer uma Introdução de um Trabalho

Quando nos vemos na necessidade de fazer um trabalho (dissertação sobre determinado tema) o primeiro passo para conseguir uma boa atividade é dividir este trabalho em sete partes fundamentais: a capa seguida de índice, uma introdução, o desenvolvimento em si, uma conclusão, um a bibliografia e, em alguns casos, arquivos anexos (trabalhos de nível fundamental e médio geralmente contam apenas com as 6 etapas iniciais, os anexo são mais comuns em trabalhos do nível superior).

Como Fazer uma Introdução de um Trabalho

Como Fazer uma Introdução de um Trabalho

Passar pela capa e pelo índice é uma etapa consideravelmente fácil, uma vez que carrega informações fáceis, como o nome do autor, do trabalho e a instituição de ensino, além do número das páginas com seus conteúdos em destaque. O primeiro grande passo é, sem dúvida, a introdução e é logo nela que muitos se atrapalham e ficam horas olhando para a tela em branco sem saber o que escrever. Como fazer uma introdução de trabalho?



A introdução nada mais é do que a apresentação do tema que será trabalhado ao longo do trabalho de forma reduzida e objetiva, além de em alguns casos dever contar com uma justificativa da razão pela qual o tema oi escolhido, além de explicar qual o objetivo da realização deste trabalho (qual a importância dele). Em trabalhos de nível superior (graduação  e pós graduação) o objetivo e a justificativa são tópicos separado e vem logo na sequencia da introdução. Em trabalhos de nível médio (colegial) e fundamental (sexto ao nono ano) o objetivo e a justificativa normalmente estão em conjunto com a introdução em um mesmo tópico.

Para iniciar uma boa introdução, primeiramente é preciso já ter o domínio do assunto sobre o qual o trabalho falará. Isso é de extrema importância pois, é preciso chamar e prender a atenção do leitor desde esta etapa para tornar o trabalho inteiro uma boa informação para quem recebe a mensagem. O texto de introdução deve conter uma dissertação coesa com o tema e fugir das frases opinativas. Neste momento o objetivo é deixar claro para seu leitor qual o propósito de seu trabalho.

Por se tratar praticamente de um resumo da obra, é recomendável que a introdução seja feita depois que o conteúdo da etapa de “desenvolvimento” esteja pronta, ou seja, fazer a introdução depois que o trabalho estiver pronto. Assim, você terá informações suficientes para elucidar ao leitor o que virá pela frente. Quando feita após a finalização do trabalho, a introdução ainda serve com apoio para a escrita de uma boa conclusão, etapa que fecha o trabalho com sua opinião e visão a respeito do que foi estudado, dando maior coerência ao trabalho como um todo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *