Como Fazer uma Boa Redação

Vestibular, Enem e concurso público, sabe o que todos estes eventos têm em comum? Bom, em todos eles é necessário fazer uma redação para conseguir uma nota alta, aumentar as suas chances de ter um bom desempenho e ser aprovado. Geralmente, a redação representa mais de um terço da nota, sendo necessário construí-la de forma adequada.

Apesar de ser considerada uma das etapas mais difíceis das provas, a redação pode se tornar mais simples para as pessoas que compreendem como montar a sua estrutura. Uma redação é composta por vários itens, sendo preciso conhecê-los com profundidade e saber quando aplicá-los. Acompanhe abaixo, como fazer uma boa redação.

Publicidade



dicas para fazer redação

Mantenha-se atualizado sobre o mundo


O tema da redação é sempre uma surpresa, mas não você não ser tão surpreendido se criar o hábito de se manter atualizado sobre o mundo. Portanto, procure ler e assistir os principais jornais nacionais e internacionais diariamente, vá a fundo até entender os assuntos relevantes que estão sendo discutidos na sociedade.

Se expresse com clareza

A pessoa que irá corrigir a sua redação não te conhece e nem está dentro dos seus pensamentos, logo para se fazer entender é necessário se expressar com o máximo de clareza. A partir do tema que é proposto procure organizar argumentos que sejam compreensíveis e estejam de acordo com a realidade da proposta abordada. Monte a redação em ordem crescente, começando com o argumento mais ‘’fraco’‘ até chegar ao mais forte.

fazendo redação

Defenda uma posição

A redação é um texto de cunho opinativo, em que você deve defender o seu ponto de vista, apresentando argumentos embasados que possam sustentar a sua opinião com uma postura firme. Por isso, deixe bem claro qual é o seu ponto de vista sobre o tema proposto, jamais fique em cima do muro ou apresente argumentos dúbios, que possam confundir o leitor.

Apresente coerência textual

Um dos principais itens analisados em uma redação é se ele apresenta coerência textual, que significa ter uma estrutura construída em ordem, apresentando argumentos que estão entrelaçados e se reforçam, tendo teses, causas e sequências, que são mostrados em uma sequência lógica. É recomendado evitar contradições entre um parágrafo e outro ou fazer comentários aleatórios.

Não faça parágrafos longos

A redação tem que ter um bom ritmo de leitura, para que isso seja alcançado é recomendado não fazer parágrafos muito longos, com no mínimo 5 e no máximo 10 linhas. Se o parágrafo ficar muito longo, você pode acabar se dispersando da ideia que está sendo defendida. Retire dos parágrafos as palavras muito rebuscadas ou chulas.

curso de redaçãoFaça um rascunho da redação

Uma dica simples, mas muito funcional é primeiro fazer a redação em um rascunho e só depois transferir para o papel oficial da prova. Quando as ideias estão surgindo é normal que ainda não estejam totalmente claras e que as frases não se encaixem totalmente. Sendo assim, para evitar erros e rasuras na prova cumpra a etapa inicial no rascunho.estudando para prova

Releia o rascunho com senso crítico e calma, analisando se o texto tem coerência do início ao fim, se existem frases soltas que estão apenas ‘’enchendo linguiça’‘. Faça uma decupagem do rascunho, ou seja, tire aquelas partes que estão apenas ocupando espaço e podem atrapalhar a interpretação da sua redação.

Treine a redação

Para se preparar para a prova que será prestada é indicado treinar a redação. Selecione os temas mais atuais debatidos nos jornais e escreva sobre eles, posteriormente corrija o textos, analisando o que está ruim e o que está bom. Também treine a sua ortografia e as novas regras da língua portuguesa para não ter a sua nota descontada por conta de erros banais.

+ Leia também:


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *