Como Fazer um TCC

Cursos Gratuitos // Dicas, Informações // Como Fazer um TCC



O TCC é exigido para a conclusão de diversos cursos de nível superior. Confira algumas dicas para elaborar o trabalho.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência de diversos cursos universitários. Em geral, nos últimos semestres da faculdade, os estudantes são convocados a elaborar uma monografia (trabalho de pesquisa sobre um tema específico) ou uma dissertação mais ampla sobre alguns aspectos da carreira escolhida. Em alguns casos, é preciso apresentar a obra para uma banca examinadora.

Para elaborar um TCC, é preciso seguir algumas normas da produção acadêmica. A estrutura proposta para os alunos varia de acordo com a instituição de ensino, mas geralmente é preciso nomear o projeto, justificar a escolha, ressaltando sua relevância para a própria formação e também para subsidiar os estudos de novos alunos – os trabalhos ficam arquivados, à disposição para consulta por outros estudantes –, apresentar a metodologia aplicada, estabelecer conclusões e, por fim, citar as fontes consultadas: livros, vídeos, etc.

fazer tcc

Publicidade

Como Fazer um TCC

Antes de começar, porém, é preciso conhecer as regras estabelecidas pela faculdade. Um professor é escolhido para orientar um grupo de estudantes sobre o necessário para obter êxito na produção do TCC. Deve-se optar por um docente que tenha experiência na área escolhida. Quem escolhe trabalhar com a área de marketing, por exemplo, deve evitar escolher um orientador que dê aulas de finanças ou logística.

A escolha do tema é muito importante, já que ele vai ser um “fiel companheiro” durante todo o ano letivo. Um tema desinteressante ou muito conhecido ou discutido pode ser desmotivador, enquanto um tema muito difícil pode não render os resultados planejados. Projetos de pesquisa mais trabalhosos devem ser deixados para a pós-graduação.

como fazer um tcc

A “dor de cabeça” começa no sexto semestre, quando são oferecidas disciplinas como epistemologia, metodologia, métodos e técnicas de pesquisa, que vão fornecer os subsídios necessários para fazer o TCC. No último ano do curso, é preciso estabelecer um cronograma para as diversas atividades relacionadas ao trabalho: coleta de dados, levantamento de estudos já realizados sobre o assunto e possíveis divergências entre os pesquisadores.

Com o tema, orientador e metodologia escolhidos, é preciso organizar-se, tarefa difícil especialmente para os estudantes que também têm uma atividade profissional. O TCC requer alguns sacrifícios: muito provavelmente, os alunos vão ter de abrir mão de fins de semana e feriados prolongados. Uma ideia interessante é começar o texto por um sumário, detalhando em tópicos o assunto central e os subtemas que deverão ser explorados para que se atinja o objetivo estabelecido.

É muito importante conhecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), porque existe uma estrutura para a redação dos textos e também para citações bibliográficas. Uma dissertação fora das regras será devolvida sem apelação.

Por fim, nos casos de apresentações verbais, é preciso manter muita calma. Cada um sabe a técnica mais adequada para se tranquilizar. Durante a defesa do TCC, deve ser evitado o uso de gírias e o excesso de certas “muletas” de linguagem, como os fatais “aí, né”, “então”, “tá certo?”.

A apresentação é realizada apenas depois que o orientador avaliou o material produzido pelos alunos e indicou todas as correções a serem feitas. Encerrada esta etapa, se você tiver feito tudo certo, é a hora de comemorar.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Dicas, Informações Tags: , cursoslivres senacimperatriz
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...