Como Fazer um Site de Maneira Fácil em Passo a Passo

Seja para escrever sobre suas experiências do dia a dia, representar sua marca na internet ou apenas informar os leitores a cerca de um assunto qualquer: ter um site ativo na internet é a vontade de muitos. Entretanto, os altos custos com domínio e hospedagem acabam afastando essa possibilidade. Ou pelo menos era o que acontecia!

Atualmente, é possível criar o seu site de forma gratuita, isento de qualquer investimento. Além das plataformas Blogger e WordPress – as mais conhecidas – existem ainda outras opções, como as plataformas Wix e Webnode: ambas disponibilizam hospedagem gratuita além de dezenas de templates prontos para usar. Se você quer saber como fazer um site grátis, leia nossa artigo e entenda um pouco mais sobre como funciona cada uma das ferramentas.

como fazer site



Wix

A principal característica do Wix é a facilidade para criar o seu site. Com uma personalização simples e facilitada, a plataforma não exige conhecimentos em programação. Você quer ser encontrado nos mecanismos de busca? Saiba que os sites Wix são encontrados pelo Google!

Para você entender como é fácil, o Wix utiliza um editor de site do tipo “arraste e solte” com tecnologia HTML5, ou seja, você arrasta e solta os plug-ins onde quiser e, em questão de minutos, o site está no ar.

Se você deseja ainda mais recursos, o Wix conta com a Assinatura Premium, a qual oferece – além dos templates personalizáveis e hospedagens gratuitas, vale-anúncios, Google Analytics e Suporte Premium. Os valores dos planos vão de R$6,92 a R$37,00 ao mês.

Para criar seu site no Wix, basta se cadastrar através do link http://pt.wix.com. Você também se cadastrar com o Facebook ou com o Google.

criar site passo a passo

Webnode

Outra opção para criação gratuita de sites é a plataforma Webnode. Em apenas três passos você coloca o seu site no ar! Basta se registrar, escolher um dos variados templates e começar a inserir conteúdo na sua página! O sistema é indicado para sites pessoais, lojas virtuais e sites corporativos.

Com hospedagem gratuita, a plataforma é totalmente em português, o que facilita bastante a construção. Qualquer pessoa pode criar a sua página, em questão de 5 minutos, já que não são necessários conhecimentos avançados em programação e designer.

Alguns dos recursos oferecidos aos sites da Webnode, além da inserção simples de conteúdo, são: galeria de fotos, fóruns de discussão, enquetes, administração mobile (via celular) e templates totalmente personalizáveis.

Apesar da hospedagem própria, os sites criados pela Webnode podem ser utilizados em qualquer domínio próprio. Desta forma, você poderá personalizar ainda mais o seu nome na internet, caso deseje. Para iniciar a criação do seu site Webnode, acesse http://www.webnode.com.br/ e cadastre-se!

blogger x wordpress

Blogger/Wordpress

As plataformas Blogger e WordPress são as mais famosas do mundo, quando o assunto são blogs e sites. Ambas contam com planos gratuitos, nos quais é possível criar um site em poucos minutos e com muita facilidade.

O Blogger pertence ao Google e, para criar o seu site na plataforma, basta ter uma conta Google associada. O grande diferencial – e atrativo – do Blogger é que o seu sistema já é pré-configurado para a utilização do Google Adsense, formato de monetização mais utilizado entre os pró-bloggers.

Se você não tem conhecimento a cerca de layouts, não precisa se preocupar. O Blogger oferece dezenas de temas prontos para utilizar, bastando apenas selecioná-los. Quando ao domínio, este também é personalizável: além da opção gratuita fornecida pelo Blogger (www.seusite.blogspot.com.br), é possível utilizar domínios personalizados, mediante configuração (www.seusite.seudomínio). Para fazer um site no Blogger, acesse a página http://www.blogger.com

Já o WordPress, além de ser uma plataforma para a criação grátis de blogs e sites, é a plataforma mais utilizada para administrar sites com hospedagens e recursos pagos. Apesar de oferecer mais de 200 temas grátis para personalização, as opções são mais limitadas. Quem desejar recursos mais avançados deve optar pelo “upgrade” do sistema, o qual é pago.

Os focos principais do sistema WP são a estética e a usabilidade, sempre voltados para os padrões requisitados pela web. Ou seja, se você quer um site/blog de sucesso, o WordPress é uma opção vantajosa! Para se cadastrar, acesse http://pt-br.wordpress.com/ e clique em “Começar Agora”.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *