Como Fazer um Discurso de Agradecimento

Quando se fala em discurso, imediatamente vem à mente o texto solene, rebuscado e quase sempre chato. Mas um discurso de agradecimento não precisa ser necessariamente um momento tão agradável quanto um tratamento de canal. O homenageado pode usar palavras simples, coloquiais e, ao menos que seja uma situação formal, pode usar piadas, imagens e frases cômicas.

Em primeiro lugar, é preciso ser “econômico”: discursos de agradecimento longos dispersam a atenção dos ouvintes, a menos que o homenageado seja um excelente orador. O discurso deve ser dirigido a quem prestou a homenagem ou, num evento social, aos principais envolvidos. Por exemplo, numa festa de casamento, o agradecimento deve ser dirigido inicialmente aos pais e padrinhos e posteriormente aos demais convidados. Os idosos (avós) merecem destaque especial.

Discurso de Agradecimento



Como Fazer um Discurso de Agradecimento

Na preparação da festa, evite planejar muitos discursos: uma fala de alguns minutos, pelo noivo, é o suficiente. Há casamentos em que pais, padrinhos e os noivos ocupam um longo tempo discursando, em que nada é servido para os convidados. Torna-se maçante.

Em festas de formatura, o cerimonial já e bastante longo, com todos os estudantes concluintes sendo chamados ao palco para receber seus diplomas e cumprimentar os professores. Por isto, o orador da turma deve ser ainda mais conciso

Artistas premiados, especialmente, devem demonstrar humildade ao receber um prêmio. Seu agradecimento deve demonstrar o quanto estão honrados em receberem o destaque, principalmente com tantos concorrentes dignos “de todos os prêmios do mundo”.

Discurso de agradecimento quando se recebe um prêmio

No caso de o homenageado estar recebendo um prêmio em nome de uma instituição ou equipe de trabalho, deve destacar a seriedade da instituição que presta a homenagem e ressaltar o valor dos membros da equipe que determinaram o êxito da empreitada. Nestes casos, o pronome a ser usado é sempre “nós”. O “eu” deve ficar guardado para outras ocasiões.

+ Leia também: Curso de Oratória para poder falar bem em público

Sempre existem colaboradores indiretos quando se conquista um prêmio. Um destaque publicitário depende da colaboração dos vários setores da agência de propaganda. Por isto, depois de elogiar as equipes de planejamento, criação e produção do material laureado, é importante lembrar-se do “pessoal da contabilidade” e da “moça do cafezinho”, porque eles fazem parte da conquista e também porque se cria um clima de cordialidade e camaradagem.

É preciso contar um pouco sobre o processo que garantiu o sucesso. Este é um bom momento para inserir alguns detalhes engraçados, como jornadas de trabalho noites adentro, regadas a café requentado e com muita pizza fria. Agradeça também aos familiares, que “seguraram a barra” durante dias e meses de trabalho árduo e entenderam a dificuldade de conciliar as necessidades pessoais e profissionais.

Demonstre as consequências do troféu obtido. Ele projetará o nome da empresa, garantirá a conquista de novos clientes, permitirá a implantação de outras frentes de trabalho. É preciso quebrar o clima de seriedade, comentando, por exemplo, que agora se pode pedir um aumento de salário para a equipe.

Para encerrar, volte a agradecer os promotores do evento e a todos os que tornaram possível a conquista. É preciso lembrar sempre: seja breve. Em poucos minutos, é possível cumprimentar a todos, apresentar os objetivos alcançados e deixar a festa continuar. É fácil descobrir se o discurso de agradecimento está muito extenso: os ouvintes demonstram o cansaço no rosto.

Discurso de Agradecimento

Discursos de Agradecimento

Mesmo quando não se sabe com certeza se o prêmio será conquistado, como nas cerimônias em que vários concorrentes são apresentados, aconselha-se fazer uma “cola” com os nomes dos promotores e da equipe. É principalmente nas surpresas que acontecem os famosos “brancos”. Procure não ler o discurso de agradecimento, para garantir uma comunicação mais eficaz com a assistência.

Discursos formais exigem formas de tratamento especiais. Governantes e parlamentares devem ser tratados por “vossa excelência” e “excelentíssimos”. Diretores de empresas, professores e outros profissionais de destaque são “ilustríssimos”. Autoridades religiosas são “eminências”. O dirigente principal de uma universidade é o “magnífico reitor”. Pessoas com quem mantemos relacionamento mais distante devem ser chamados de “senhor” e “senhora”.

Seja como for, um discurso de agradecimento deve ser carregado de emoção. Os sentimentos devem estar aflorados para transmitir que o contemplado está feliz e honrado por ter sido destacado por seus familiares, amigos, colegas de trabalho e profissão. A pior coisa que pode acontecer num agradecimento é o discurso frio, protocolar, sem alma.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como Fazer um Discurso de Agradecimento

  1. gostei muito das propostas dos cursos,de oratória em público,e de agradecimento,quero saber se posso fazer os dois? Se os mesmos são gratuitos mesmo?Se for gratuito,pretendo fazer,um ou os dois.Para me inscrever nos cursos,preciso de informações mais detalhadas de como fazer a inscrição,aguardo resposta,antecipo os meus agradecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *