Como Fazer um Curso Gratuito no SENAI – Cursos Grátis

No SENAI, é possível fazer cursos de educação industrial básica e técnica e também cursos de qualificação. Conheça melhor o método de ensino e veja como se inscrever para realizar sua qualificação profissional totalmente gratuita através dos cursos SENAI.

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – é uma instituição sem fins lucrativos que visa formar pessoal para a indústria. Já vem atuando há mais de 70 anos em todas as unidades federativas (Estados e Distrito Federal) do país e é considerado um centro de excelência em educação profissionalizante.

Como Fazer um Curso Gratuito no SENAI

Os cursos de educação industrial básica do SENAI são destinados a jovens aprendizes e se caracterizam pela articulação entre escola e emprego, isto é, os estudantes são inseridos no mercado de trabalho antes mesmo de concluir os estudos, que podem ser complementados com cursos de educação continuada.



senai cursos

Os cursos de educação técnica do SENAI são equivalentes ao ensino médio. Eles visam a uma formação integral e contínua dos alunos nos diferentes processos de trabalho, ciência e tecnologia. Após a conclusão, os alunos podem se inscrever em processos seletivos de universidades, mas já dominam uma profissão, como eletricidade, mecânica, automação, etc.

Os cursos de qualificação profissional do SENAI se destinam a trabalhadores da indústria que desejam se especializar e obter melhores condições de trabalho e salário. São cursos como confeitaria, panificação, fabricação de pizzas e massas, fabricação de doces e sorvetes, impressão gráfica, manutenção automotiva, operação de sondas terrestres, etc. São cursos mais rápidos e objetivos.

+ Leia também:

Como Participar de um Curso Grátis SENAI?

cursos gratuitos senai

Para fazer um curso no SENAI, é preciso estar atento aos editais de abertura de matrículas, publicados nos sites das entidades. Cada UF tem autonomia para oferecer ou não determinados cursos, de acordo com a demanda regional. Elas também podem definir grades curriculares e cargas horárias.

Também faz parte das suas atribuições definir alguns pré-requisitos, como idade e escolaridade mínima para os cursos, especialmente os de qualificação, já que os cursos técnicos têm legislação determinada pelo governo federal e os cursos de educação industrial básica normalmente não apresentam muitas exigências para os candidatos.

Parte dos cursos do SENAI é paga, mas um bom número é oferecido gratuitamente. E mesmo para os cursos pagos, a entidade mantém um programa de distribuição de bolsas de estudos para estudantes carentes. Os alunos não podem fazer a matrícula gratuita se estiverem inscritos em outros cursos sem ônus, ou tiverem encerrado qualquer deles há menos de seis meses. A seleção pode estar condicionada ao bom aproveitamento em testes e avaliações.

Cursos Gratuitos SENAI Inscrições

curso grátis senai

Os candidatos aos cursos de educação industrial e qualificação profissional devem atentamente o regulamento, para conferir todos os requisitos, a documentação necessária e também o cronograma de inscrições e matrículas. Estudantes que abandonaram qualquer curso nos últimos seis meses também têm o acesso indeferido. Os conteúdos ministrados nos cursos do SENAI grátis são idênticos aos das aulas pagas.

O SENAI não mantém convênios para encaminhar os alunos para as empresas da região depois da conclusão do curso, mas muitas escolas oferecem bolsões de empregos. Seja como for, a demanda por profissionais qualificados é sempre grande e a entidade orienta a oferta de bolsas de estudos para áreas de atuação carentes de pessoal na região dos estudos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Como Fazer um Curso Gratuito no SENAI – Cursos Grátis

  1. Eu quero muito de fazer um curso no seanai, mas não sei como agir, para engressar nos cursos que pretendo, pois no momento não tenho condições de fazer cursos pagos, devido minha situação financeira é muito delicada.Sou costureira particular ha muitos anos e precso muito passar por uma reciclagem e melhorar ou qualificar meus trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *