Como Fazer Planilhas No Excel

Cursos Gratuitos // Dicas, Informações // Como Fazer Planilhas No Excel



Popularmente chamado de Excel, o Microsoft Office Excel  é um programa de planilha eletrônica, cujos recursos são voltados para as ferramentas de cálculo e de confecção de gráficos matemáticos. Em linhas gerais, a planilha é uma ótima ferramenta para a adição de uma série de itens; no caso do Excel, essa propriedade conta com funções otimizadas por ser tratar de uma planilha eletrônica.

É imprescindível o aprendizado da manutenção e manipulação desse programa, seja para os menos aficionados pela computação, seja para os profissionais da área da informática. Mas como fazer planilhas no Excel? É possível seguir um passo a passo para a elaboração adequada de sua planilha no Excel, pois é algo útil para criação de tabelas, gráficos ou relatórios de despesa de uma empresa por exemplo.

como fazer planilhas no excel

Como Fazer Planilhas No Excel

É bastante simples fazer planilhas no Excel. Primeiro, inicie seu programa Microsoft Office Excel. Em seguida, ao abri-lo, você notará que há linhas e colunas na página do programa, perceberá ainda que cada coluna existente possui uma letra maiúscula no seu topo identificando aquela coluna, ao passo que cada linha também tem um número logo à esquerda, identificando-a como linha.

Publicidade

É importante que se entenda que aquilo a que se chama célula se refere à identificação única, um endereço onde cruza certa linha com certa coluna. Um exemplo disso, é quando a primeira coluna A se cruza com a primeira linha 1, há o endereço da célula surgida ali é a A1. Quando você clicar em cima de uma célula, seu endereço aparecerá em seguida bem acima da coluna A e você poderá visualizá-lo.

Suponha que você criará um relatório de despesas para uma loja. Clique na célula A1 e digite normalmente a palavra “item”, em seguida, clique na célula B1 e escreva “custo”. Já na célula A2, clique nela e digite o termo “impressão”. Clique na célula B2 e escreva “80,00”. Siga clicando em A3 e coloque “postagem”, em B3 e digite “75,55”, em A4 e coloque “envelopes”, na célula B4 e ponha “6,00” e, por último, clique em A5 e digite “Total”.

Note que sempre que clicar fora das células com valores, eles são convertidos sem a parte decimal, o que não interfere nos cálculos posteriormente feitos. Perceba que um desenho de tabela de gastos vai sendo formatada na tela do programa.

+ Confira também:

O último passo de como se fazer planilhas no Excel se refere aos cálculos executados no programa, há duas maneiras. A primeira maneira é usando as fórmulas para cálculo. Por exemplo, vá à célula B5 e digite “=SUM (B2:B4)”, em seguida e depois de clicar fora da célula, um total equivalente a “161,55” aparecerá na célula em questão. Isso quer dizer que você somou os valores das células B2, B3 e B4.

Nunca deixe de usar o sinal de (=) antes de fazê-lo para que o Excel reconheça tratar de uma fórmula. A segunda maneira: Selecione as células B2 a B4, vá à barra de ferramentas padrão e clique no ícone “Soma Automática” e obterá o mesmo resultado.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Dicas, Informações Tags: , , como aprender faser planilhas no excel gratis olaine
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...