Como Fazer Pagamentos Online?

Nas compras online, a forma de pagamento pode determinar mais segurança e até abatimentos no valor total.

Compras em lojas virtuais são práticas, rápidas e seguras. Tornam desnecessário o deslocamento para centros comerciais e, com isto, poupam tempo e, nestes tempos de violência urbana, podem impedir alguns acidentes bastante desagradáveis. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o site e, especialmente, no pagamento online.

Como Fazer um Pagamento pela Internet?

fazer pagamento online



Para fazer compras na rede mundial, o primeiro passo é acessar um site de comparação de preços: existem diferenças de até 70% entre as ofertas anunciadas na internet. É preciso verificar também as taxas cobradas a título de frete e seguro, que podem tornar o produto mais caro que o de outra loja. Em seguida, deve-se consultar sites de defesa do consumidor, para verificar eventuais reclamações sobre a loja virtual.

Por fim, definida a aquisição, chega a hora do pagamento online: a primeira dica é que a página para a transação bancária deve começar com HTTPS (sigla em inglês para protocolo de transferência de hipertexto seguro). Isto indica que os dados são criptografados antes da sua transmissão, tornando a navegação protegida contra invasores e hackers.

Pagar com Cartão de Crédito pela Internet

A opção mais rápida para o pagamento online é o cartão de crédito. A operadora aprova a transação em poucos minutos, permitindo a entrega num prazo menor. Além disto, vários cartões oferecem planos de pontuação cumulativa para seus clientes, que podem ser trocados posteriormente por diversos itens.

Além disto, muitas lojas oferecem descontos, brindes ou vales para compras efetuadas com cartão de determinada bandeira (Visa, Mastercard, Amex, etc.). No momento da pesquisa de preços, vale a pena verificar as vantagens para cada forma de pagamento.

Importante: a loja virtual nunca solicita a senha do cartão de crédito: apenas o número e a validade devem ser informados.para compras em sites do exterior, é preciso ter um cartão internacional e, claro, ficar de olho na cotação da moeda usada na transação.

pagamentos online

Paypal e Pagseguro

São sites em que o usuário se cadastra gratuitamente e pode transferir valores de sua conta bancária, ou simplesmente informar os dados do cartão de crédito/ débito, para efetuar compras e depósitos em outras contas correntes.

Tanto o Paypal (www.paypal.com.br) quanto o Pagseguro (www.pagseguro.uol.com.br) oferecem vantagens exclusivas em diversos sites de compras virtuais, como descontos e outras promoções. Mas o principal diferencial destas formas de pagamento online é a desnecessidade de expor os dados bancários e pessoais. Além disto, eles garantem a devolução do dinheiro, caso o produto não seja entregue.

+ Confira: Como Comprar no eBay

No momento do pagamento, só é preciso se conectar ao perfil no Paypal ou Pagseguro; a transferência também é instantânea. Não é necessário informar dados pessoais, nem endereço de entrega: tudo isto já foi feito no momento do cadastro num destes sites de pagamentos.

O consumidor deve verificar as taxas cobradas pelo site para intermediar a transação, especialmente em compras feitas em sites do exterior. O tipo de conta aberta no site de pagamentos também pode determinar algum tipo de cobrança sobre o valor total da aquisição.

Débito em conta corrente

A maior parte das lojas virtuais oferece esta opção. É preciso informar os dados bancários (agência e conta corrente). Novamente, nunca se deve informar a senha: um site que peça esta informação não é confiável. Neste caso, o prazo de entrega só começa a correr depois que a instituição bancária confirmar o pagamento para o site.

Boleto bancário

Quem não tem conta corrente nem cartão de crédito pode optar por imprimir um boleto gerado eletronicamente. Para isto, será preciso ir à agência bancária e efetuar o pagamento no caixa, o que significa deslocamento e, quase sempre, filas.

O boleto bancário também é uma opção para quem não se sente confortável em informar os dados do cartão no site de compras. Ele pode ser pago por netbanking ou no autoatendimento do banco em que o cliente é correntista. Mais uma vez, o prazo de entrega é contado a partir da confirmação do pagamento.

Uma vantagem: muitas lojas oferecem bons descontos para quem opta pelo boleto. Isto ocorre porque os bancos praticam taxas menores do que as operadoras de cartões de crédito.

Seja qual for a opção, é importante manter um antivírus atualizado e operante em seu computador. De nada adianta navegar por páginas seguras, se o seu próprio PC for inseguro.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *