Como Fazer Networking? Dicas e a Importância do Networking

Mesmo sendo tímido, é importante fazer networking para desenvolver a carreira profissional.

Independentemente de encontrar amigos, colegas de trabalho, professores ou o que for, é muito importante, fundamental, na verdade, fazer networking. Os contatos para uma oportunidade de emprego ou de novos negócios são extremamente necessários. É preciso perceber que os contatos pessoais e profissionais se dividem com uma linha muito fina, quase transparente, mas entendê-la pode fazer toda a diferença no sucesso do trabalho.

Fazer networking é simples, mas é necessário ser simples e muito criativo. Networking, a rede de contatos em inglês, é simplesmente apresentar-se, mostrar suas qualidades, dizer que está à disposição no mercado para determinadas atividades. Para fazer isto, é imprescindível demonstrar os potenciais. Muito importante: é necessário não ser chato, mas ser interessante.



como fazer networking

Qual a importância do Networking?

Porém, não basta trocar cartões e marcar encontros para fazer uma boa networking. É preciso relacionar-se e preparar-se muito bem para atingir os objetivos. Na verdade, a maioria das pessoas só se dá conta da importância de sua rede de relacionamentos quando a negligenciaram.

A networking deve ser preservada sempre: nunca se sabe quando será necessário encontrar um fornecedor, um cliente ou um possível empregador. A mudança de diretoria em uma empresa pode significar uma demissão, e os bons contatos são importantes para retornar em plena forma ao mercado de trabalho.

Como Fazer Networking sem parecer Interesseiro?

O ponto de partida para uma boa networking é fazer uma lista dos bons contatos, indicando o nível de proximidade com cada pessoa. A participação em congressos, palestras e reuniões é muito importante, mas não só elas: uma corrida no parque pode determinar o encontro com um parceiro certo para o trabalho. Apresentações aleatórias – bares, restaurantes, até mesmo em um ponto de ônibus – podem funcionar muito bem no momento de falar com a pessoa certa, mas é preciso cultivar as relações.

Em tempos de conexão total, é muito importante estar nas redes sociais. Não apenas o LinkedIn, específico para a troca de contatos profissionais, mas mesmo o Facebook é importante. Mas não se deve esquecer-se da formalidade: posts, em se pensando em networking, não devem ser pessoais, muito menos esbarrar em fotos inadequadas, como as imagens de sunga e biquíni na praia.

networking o que é?

Dicas Importantes de Networking

É preciso se expressar muito bem, mas a hipercorreção sempre cai mal. É importante ser claro e ter certeza de que quem recebe a informação está sendo bem informado. No networking, todo contato é importante, no curto, médio ou longo prazo. E, para cada contato, é preciso estabelecer um relacionamento personalizado.

Não basta ser um excelente técnico em qualquer especialização, como economia, administração ou marketing. É preciso ser interessante e inteligente; portanto, falar sobre música, cinema e esportes é fundamental. Nós nos relacionamos em diversas áreas de trabalho, não só no emprego. Pessoas que conversam sobre a última peça de teatro assistida evidentemente são mais lembradas em qualquer tipo de situação.

É preciso conversar com a maior frequência possível. Se não for possível manter contatos diários, deixar mensagens é uma forma positiva de demonstrar para a networking que estamos acessíveis, podemos ser encontrados com facilidade.

A networking é uma via de mão dupla: você pode ajudar seus contatos e ser ajudado por eles. Assim, não converse com eles apenas quando necessita de algum auxílio. “Jogar conversa fora” é fundamental para que os diálogos sejam naturais e possam eventualmente gerar bons resultados. E, nos períodos em que tudo está caminhando bem, valorize os amigos da rede de relacionamento; mantê-los por perto pode garantir novas oportunidades.

Nunca fale mal de ninguém ao conversar com contatos que você só conhece superficialmente. No máximo, diga que não conseguiu manter um relacionamento produtivo ou que os gênios não combinaram. Networking serve para facilitar, não para atrapalhar a vida de ninguém.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *