Como Evitar Alergias no Inverno

É comprovado: nas estações mais frias do ano o índice de pessoas que adquirem algum tipo de alergia, acompanhada de problemas respiratórios, cresce – em média – 40%. A OMS (Organização Mundial de Saúde) informa que cerca de 30% da população mundial sofre, ou já sofreu, com alergias.

Para reduzir estes números, existe uma série de dicas que, se utilizadas, livram as pessoas destas alergias, mesmo com o clima seco e frio. Selecionamos as principais recomendações da Dra. Julinha Lazaretti, diretora da Alergoshop, loja especializada em produtos para alérgicos, para evitar as alergias de inverno. Além disso, separamos algumas informações sobre o eczema alérgico, um dos mais comuns tipos de alergia oriundos desta época do ano.

alergia inverno



Eczema Dermatológico – Alergia do Inverno

Algumas pessoas, inclusive crianças a partir dos três meses, possuem predisposição genética a alergias, a qual é dada o nome de atopia. No inverno, estas pessoas sofrem – e muito – com alergias que podem ser de cunho respiratório ou cutâneo.

No quesito pele, uma doença que pode surgir é o eczema dermatológico. Esta alergia é comum em crianças a partir dos três meses, e consiste em pequenas manchas vermelhas na pele, que coçam. Inicialmente, as manchas surgem na pele do rosto e, posteriormente, nos braços e pernas.

Por conta de sua rapidez – o eczema dura cerca de 5 dias sob a pele – não são utilizados medicamentos mais fortes. Entretanto, em alguns casos pode ser necessária a utilização de pomadas especiais. O mais importante é evitar o contato com os fatores de risco.

Como Evitar Alergias no Inverno

As dicas abaixo são essenciais para evitar o surgimento de alergia no inverno. Entretanto, casa haja pessoas na casa que sofram ou já tenham sofrido com alergias em algum momento da vida, recomenda-se que os cuidados sejam tomados durante todo o ano, desde as estações mais quentes quanto as mais frias.

1) Manter colchões, almofadas e travesseiros cobertos com capas especiais, de preferência anti-ácaros;

2) Limpar diariamente todos os ambientes de casa, mantendo-os bem arejados;

3) Evitar manter objetos que acumulem muito pó em pouco tempo, como cortinas em tecidos pesados, bichos de pelúcia, colchas de cama em tecidos pesados, almoçadas, carpetes com pelo etc.

4) Antes de reutilizar os casacos e blusas de frio mais pesadas, opte por lavá-los. Principalmente se as peças estiverem guardadas em armários e guarda roupas por mais de 3 meses;

5) Mantenha os móveis limpos, livres do pó. Ao contrário do que se pensa, não é recomendado utilizar espanadores: prefira panos úmidos. Os espanadores apenas deslocam o pó acumulado para outro local;

6) Atente-se em aplicar, periodicamente, produtos que combatam ou previnam o aparecimento de ácaros e outras bactérias. Aplique o produto, principalmente, em cortinas, armários e carpetes.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *