5 Dicas para Usar a Internet a Favor dos Estudos

Atualmente, a internet está presente em todos os lares brasileiros. Para alguns, manter-se online durante mais de 12 horas, seja pelo computador, notebook ou smartphone, é totalmente comum. Entretanto, quando se está na fase de estudos, esta conexão diária pode atrapalhar na concentração do estudante.

De acordo com o psicólogo especialista em orientação vocacional, Fernando Elias José, estudar requer atenção e dedicação, e o uso inadequado dessas tecnologias pode levar o aluno ao desvio de atenção e à baixa produtividade.

Porém, existem formas positivas de se utilizar a internet a favor dos estudos. Neste artigo, selecionamos 5 maneiras infalíveis de aproveitar a internet e, ainda por cima, se dar bem nos estudos. Confira!



estudar pela internet

Dicas de Como Estudar pela Internet

1) Enquanto estiver conectado estudando, desative todas as notificações automáticas. Geralmente, sites de relacionamento, bate-papos e e-mails mantém estes sistemas de notificação. Com eles desligados, você não correrá o risco de distrair enquanto estuda.

2) Quando precisar realizar pesquisas na internet, busque sempre fontes confiáveis e renomadas, que explanem sobre aquele determinado assunto. Prefira sites de empresas ou profissionais especializados na área.

3) Guarde todos os endereços dos sites confiáveis os quais já visitou. Além de facilitar o trabalho, você não correrá o risco de perder fontes importantes. A forma mais fácil é organizar os sites nos “Favoritos”, seja na própria barra ou em pastas.

4) Nunca faça cópias de conteúdo alheio. O que se deve fazer é pesquisar informações precisas, focando sempre em duas ou mais fontes, a fim de evitar informações errôneas. A partir da ideia central do conteúdo, elabore um texto inédito e com a sua linguagem.

5) Sempre que encontrar um conteúdo que lhe chame a atenção, busque ler até o final. Em conteúdos longos, evite pular páginas. Caso isso ocorra, você poderá entender o conteúdo pela metade, pulando partes importantes do contexto.

Observação: Uma boa dica extra e importante e que pode funcionar principalmente com estudantes que conseguem trabalhar com prazos, é criar metas de estudos. Faça um planejamento, listando todos os conteúdos que deseja revisar e estudar até o final do dia, por exemplo. Imprima esta lista e fixe-a em um local visível. Sempre que tentar se distrair com conteúdos que não sejam os de estudo, lembre-se que tem uma meta a cumprir!

+ Confira também: Cursos Online com Certificado


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *