Como Estimular a Criatividade – Exercícios e Técnicas

A criatividade é essencial para alguns empregos e por essa razão cada vez mais os criativos estão ganhando espaço no mercado de trabalho. Quem vive da criatividade deve estar em constante aprendizado, conhecendo coisas novas e por isso é importante buscar referências. A criatividade vem daquilo que conhecemos e renovar o nosso universo cognitivo aumenta as referências e pode ser útil para estimular a criatividade

Por essa razão é importante não ter preconceitos. Pessoas criativas estão abertas a novas experiências, música nova, lugares novos, bem como a busca de diferentes programas de entretenimento, como museu, teatro, cinema, as artes em geral. Expandir o círculo pessoal também pode ser estimulante, principalmente quando se conhece pessoas novas e o trabalho delas. Pessoas podem ser surpreendentes quando se conhece um pouco mais sobre o que elas tem que contar.

Como Estimular a Criatividade

criatividade



Não tenha medo de expor as ideias por conta da rejeição, pois se lembre de que muitas delas podem ser esquecidas por conta da vergonha de mostrar a outras pessoas. Se uma boa ideia surgir anote-a e quando puder executá-la vá em frente, sem arrependimentos. Há ainda processos que ajudam a criar, não é uma regra, mas pode ser útil.

Na Comunicação Social foi elaborado o processo criativo. Ele conta com quatro etapas, sendo Preparação, Incubação, Iluminação e Verificação. A preparação consiste no momento em que é estabelecido um problema e buscamos referências para solucioná-lo. Começa com as memórias internas e depois referências externas, como livros, sites, revistas enfim.

De Onde Vem as Boas Ideias?

A incubação é a fase em que é preciso se desligar do problema, dessa forma o nosso inconsciente começa a trabalhar. É nessa hora que é preciso descansar e esperar as ideias ficarem no lugar. Grandes empresas como o Google e agências de publicidades possuem áreas específicas com jogos e locais para descanso só para que os funcionários “incubem” suas ideias.

A iluminação é o momento em que a ideia surge. É o momento “Eureka”! Geralmente acontece quando está na fase da incubação e acaba sendo uma sensação muito gratificante. A última fase, a verificação, é a fase que é necessário voltar e avaliar a solução e verificar se ela pode ser executada.

Cada pessoa pode fazer seu próprio processo criativo, mas é importante sempre buscar mais referências internas e externas. Aumentar o universo cognitivo é muito bom para estimular a criatividade. O criativo também deve ser audacioso e deve ser capaz de assumir grandes riscos, principalmente no início da tarefa. Seja ousado e tenha coragem de ir além.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como Estimular a Criatividade – Exercícios e Técnicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *