Como Escolher um Tablet Bom e Barato

Com tantas opções, está difícil escolher um tablet barato e bom, mas com algumas dicas é possível encontrar o ideal.

Os tablets chegaram ao mercado há poucos anos, mas o número de modelos já é grande e quase diariamente chegam novas opções nas lojas. Escolher um tablet barato – e isto significa não menos de R$ 500 – depende do tipo de usuário. O equipamento será usado para conexão com a internet? Será utilizado como netbook?  Será usado para anotações e edição de documentos?

Como Escolher um Tablet

Tablet



É preciso lembrar que, mesmo com um teclado acoplado, um tablet não substitui um notebook ou desktop, apesar de executar algumas de suas funções. O grande atrativo do tablet é a mobilidade. Pode-se levá-lo a qualquer lugar e ouvir músicas, assistir a filmes, jogar, etc. Ele também é menor e menos volumoso que um laptop e, assim, não chama tanta atenção dos “amigos do alheio”.

O primeiro ponto a verificar no equipamento é a tela. Especialistas que as telas capacitivas são melhores do que as resistivas. Elas são multitoque: suportam vários toques simultâneos na tela. O tamanho também é importante: para as tarefas mais comuns do tablet, uma tela de sete polegadas é mais do que suficiente, além de ser leve.

A forma de conexão com a internet é outro ponto a ser considerado. A maioria dos tablets não possui conexão 3G ou 4G, apenas sem fio (wi-fi) e, para se conectar através de sua operadora de celular, será preciso adquirir um modem externo. Alguns shopping centers e megalivrarias oferecem o acesso wi-fi gratuito a seus frequentadores.

A autonomia do tablet é muito importante. Uma bateria de, no mínimo, 3.000 miliampères/hora, suporta 12 horas de música (com a tela desligada) e cinco horas de uso normal, num equipamento de sete polegadas.

Tablet

Qual o melhor tablet?

Vários modelos de tablets são equipados com câmeras. Com o uso do Skype, é possível transformar o tablet num equipamento de videoconferência. Além disto, o tablet se transforma numa câmera de foto e vídeo.

Com relação à memória, é preciso lembrar que são de dois tipos: a memória de armazenamento dos arquivos e a memória de acesso aleatório (RAM). Esta última permite acessar arquivos em qualquer posição, ao contrário, por exemplo, das antigas fitas magnéticas, em que o acesso era sequencial. Não se pode pensar em menos de 512 Mbytes de memória RAM, para um bom desempenho, mas, se o uso prioritário do tablet for assistir a filmes, é preciso escolher um modelo com 1 ou 2 Gbytes.

Tablet

Tablet ideal para você

Quanto à memória de armazenamento, existem modelos a partir de 4 Gbytes. Se a intenção, no entanto, é arquivar muitos vídeos, filmes e fotos, é bom pensar num modelo com 8 Gbytes. Além disto, o número de aplicativos para os tablets aumenta frequentemente, e eles ocupam espaço no disco rígido.

Por último, mas não menos importante, compre seu tablet numa loja que permita o manuseio do equipamento. Mesmo que encontre preços mais baixos em lojas virtuais, teste o aparelho, seu peso, os programas instalados, a facilidade e velocidade de operação.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *