Como Economizar na Conta de Água e Luz

Muito se ouve sobre sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente mas, infelizmente, as atitudes ainda restringem-se. Economizar água e luz ainda é um desafio para os brasileiros, porém, é um atividade que deve ser analisada.

Quando economizamos energia elétrica e água, além de garantirmos a sobrevivência do ambiente e do planeta, também economizamos no bolso. Afinal, a redução mensal de consumo influi diretamente nos valores das contas.

Para quem possui certa dificuldade em economizar água e luz, selecionamos 5 dicas infalíveis que, se inseridas como rotina nos lares, ocasionarão uma redução satisfatória nas contas da casa. Saiba como economizar!



economia água

Reutilizar a Água

Esta dica é muito comentada entre as donas de casa, e é uma excelente e funcional maneira de economizar água.
Após a lavagem da roupa na máquina, a água restante pode ser utilizada para lavar banheiros, garagem e quintal! Basta despejar a água em baldes menores e lavar o chão dos ambientes.

Como, após a lavagem, ainda sobra um pouco de sabão e amaciante, não é necessário utilizar produtos extras. Estas sobram já garantem o perfume do ambiente!

Fechar as Torneiras

Outra dica muito simples é manter as torneiras fechadas, enquanto lava a louça, toma banho, escova os dentes ou esfrega a roupa. Pense na quantidade de água que literalmente “vai embora pelo ralo” enquanto as outras ações são feitas.

Enquanto não estiver utilizando a água, mantenha a torneira fechada. Só a abra novamente quando necessitar utilizar a água, de fato.

Consertar Vazamentos e Equipamentos

Vazamentos de água significam um aumento considerável na despesa mensal com energia elétrica. Quando desconfiar de qualquer tipo de vazamento, seja no banheiro, cozinha ou área de serviço, busque imediatamente uma solução, com o auxílio de um técnico especializado.

Esta máxima vale, também, para aparelhos que não estão em seu melhor funcionamento, como geladeiras e máquinas de lavar barulhentas.

economizar luz

Desligar Luzes e Aparelhos Eletrônicos

Muitas pessoas desconhecem o consumo de energia pelos aparelhos, mesmo quando estão desligados ou na posição “Stand By”. Mesmo estando plugados na tomada, somente, estes já consomem energia.

Para economizar, mantenha os aparelhos desplugados das tomadas, ligando-os apenas no momento da utilização. Não se esqueça de, também, desligar as luzes e outras luminárias ao sair da casa ou de um ambiente.

Reutilizar a Água da Chuva

Esta opção não influi diretamente na economia financeira, porém, é um parceiro e tanto no quesito sustentabilidade.

É possível reutilizar a água da chuva e, ao mesmo tempo, manter um lindo jardim em casa. Para a reutilização da água, basta utilizar a manta geodrenante, que levará a água da chuva diretamente para o ralo.

Com estes pequenos truques diários é possível economizar na conta de água e de luz, além de contribuir com a saúde do ambiente. Por que não pensar verde?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *