Como Economizar Fazendo Compras Mensais

Os procedimentos referentes a uma boa economia no orçamento doméstico de uma maneira geral são sempre bem-vindos, não é mesmo? Em tempos inflacionários e com uma demanda cada vez maior de aquisição de bens de consumo e de serviços, há uma maneira bastante prática e econômica de adquirir o que se precisa pelos nos próximos trinta dias em apenas uma ida às compras, mas como economizar fazendo compras mensais? Quais são as verdadeiras vantagens desse tipo de conduta?

economizar nas compras mensais

Como Economizar nas Compras Mensais

Quando se opta por economizar no orçamento familiar fazendo compras mensais, é possível comprar todos os itens a serem utilizados durante o próximo mês, escolhendo-os em uma só vez e não necessitando de voltar aos supermercados com a mesmo frequência ou não voltar mais durante esse período. Essa consequência imediata já é uma economia a ser feita: de tempo, de transporte ou de gasolina, além de custos desnecessários mediante as tentações entre as prateleiras com itens supérfluos.



Assim, ao economizar fazendo compras mensais, adquirem-se produtos em uma quantidade bem maior e com um custo financeiro bem menor, desde que um planejamento mensal tenha sido feito de modo organizado e premeditado. Uma vez que a compra semanal ocupa muito mais tempo e é uma ocasião fundamental para deixar o consumidor mais vulnerável aos gastos desimportantes.

Ao ir às compras mensais, é preciso elaborar uma lista com os mantimentos a serem consumidos durante todo o mês em casa, atentando sempre às quantidades e às atualizações que deverão ser feitas em todos os meses, de modo a acrescentar ou a retirar alimentos de acordo com o que foi percebido nos meses anteriores.

compras no mercado

Não se trata apenas de economizar fazendo compras mensais, mas da manutenção de uma dispensa sempre organizada e em dia. É preciso, porém, estar atento ao fato de excetuar as frutas, as verduras, os legumes e as carnes que devem ser mais bem consumidos frescos e novos, de modo que devem sempre ser comprados semanalmente nos açougues e nos sacolões e rapidamente consumidos nesse período de sete dias.

Ao economizar fazendo compras mensais, aconselha-se que seja feita uma pesquisa prévia dos preços dos produtos e a comparação entre as marcas disponíveis nos supermercados no intervalo de um mês. Uma dica interessante se refere ao fato de que, alguns estabelecimentos que vendem suas próprias marcas, tendem a ter um preço mais barato e costumam ser uma boa opção de compra. Além do que é bom estar atento às promoções e ofertas em diferentes épocas. E, é claro, na hora das compras, deixe as crianças em casa e preserve a economia em sua despensa.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *