Como Dormir Bem? Dicas para uma Boa Noite de Sono

Ter uma boa noite de sono é essencial não só para a saúde, mas também para que o bem-estar se prolongue durante todo o dia. Muitos fatores externos podem contribuir para uma noite de sono ruim, como consumo de cafeína, estresse, dentre outros.

noite de sono

Neste artigo, selecionamos algumas dicas que, se seguidas corretamente, podem transformar uma péssima noite de sono. Entenda mais sobre como melhorar a sua vida noturna e, consequentemente, como dormir e descansar melhor.



Dicas para ter uma Boa Noite de Sono

1. Controle na ingestão de alimentos e consumo de cafeína: Evite consumir estes itens – principalmente em excesso – durante o dia. Se for inevitável consumi-los, faça isso até 4 horas antes de dormir.

2. Ritmo de Sono: Uma boa noite de sono pede rotina. Mantenha um padrão no horário de se deitar. Faça com que o seu organismo vire um relógio, seguindo o mesmo horário de descanso todos os dias, inclusive aos finais de semana.

3. Durma em 30 minutos: Quando deitado, tente relaxar e dormir em menos de 30 minutos. Caso não consiga, levante-se e procure uma atividade relaxante, que auxilie neste processo, como ler, ouvir música, etc.

4. Cama serve para dormir: Evite praticar outras atividades enquanto estiver deitado, como assistir televisão ou escrever. Tais atividades aceleram o cérebro e favorecem o surgimento da insônia.

5. Recorre ao banho morno: antes de deitar-se, tome sempre um banho morno. Além de relaxar, a ação trabalha diretamente no estímulo do processo bioquímico do sono. Além disso, evite pensamentos negativos e desagradáveis.

6. Pratique exercícios mais cedo: para evitar a alta adrenalina na hora de dormir, evite praticar exercícios físicos neste período. Preferencialmente, pratique estas atividades 3 horas antes de deitar-se.

7. Durma no escuro: Evite dormir com luzes ou abajours acesos. O corpo se sente melhor dormindo com todas as luzes apagadas.

8. Não durma com fome: Quando estamos com fome, dormir se torna mais difícil. Por isso, sempre se alimente antes de dormir, porém, de forma leve. Dê preferência para frutas como maçã ou pera.

9. Não durma durante o dia: esta dica é essencial para quem sofre de insônia. Dormir durante o dia altera diretamente o processo de sono noturno. Caso sinta-se cansado, durma – no máximo – 1 hora durante o dia.

10. Evite o stress: O stress é o mal do século. Para ter uma boa noite de sono, é necessário dominá-lo. Uma boa dica é organizar melhor o dia, evitando situações estressantes, principalmente na parte da tarde/noite.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *