Como Decorar uma Sala Pequena

Mais um artigo da série: Dicas; hoje daremos as melhores dicas de como decorar uma sala pequena. Afinal, com o mercado imobiliário voltado cada vez mais para os apartamentos, casas espaçosas acabaram viram raridades nos lançamentos atuais.

Outra tendência que atinge 9 de cada 10 de novos apartamentos colocados à venda são seus tamanhos: cada vez mais compactos e sem muitas opções de espaço. O cômodo dos apartamentos e novas casas projetadas que mais tem sido reduzido, sem dúvidas, são as salas. Cada vez menores, as salas de estar criam um grande desafio para os donos da casa: como decorar o ambiente e deixa-lo aconchegante, com a cara do proprietário tendo esse espaço tão reduzido? Confira algumas dicas de como decorar uma sala pequena.

Decorar uma Sala Pequena



Foto de uma linda decoração de sala pequena

Como Decorar uma Sala Pequena

O primeiro passo é reduzir o número de móveis. Infelizmente em salas pequenas não é possível ter estantes espaçosas armários e mitos itens de decoração, então o jeito é otimizar o espaço sem perder o charme. Para acomodar os itens que se deseja manter na sala, use e abuse de prateleiras suspensas. Atualmente existem diversos modelos de prateleiras para decorar salas pequenas: retas, em formato de cubo, em “Z”, coloridas, em tons de madeira, enfim, para os mais variados gostos.

Os modelos de televisão atuais também favorecem ambientes com espaço reduzido. Cada vez mais finas, o maior favorecimento é a não necessidade de se utilizar móveis para deixa-la no ambiente. Os monitores podem ser conectados em suportes diretamente na parede, liberando espaço para a movimentação no ambiente, o que dá sensação de mais espaço no local. A altura na qual o suporte com a televisão deve ser instalado deve respeitar a linha de visão da pessoa sentada no sofá, por isso, é importante também de atentar ao item antes de intalar o suporte.

+ Confira: Curso de Decoração de Interiores

Tipos de Sofá para Salas Pequenas

Os sofás mais indicados para salas pequenas são os com chaises retráteis e em formato de “L”. Eles ampliam a sensação de movimento na sala, dando a impressão de mais espaço. Os de tons mais claros ajudam a aumentar a falsa “ampliação” do local.

Salas Pequenas Decoração

Fotos de salas pequenas decoradas, qual sua preferida?

Cortinas e Acessórios para Salas Pequenas

O segredo para deixar a sensação de mais espaço em salas pequenas e utilizar tons claros para sofás e cortinas. A maior entrada de luminosidade no ambiente ajuda na falsa sensação de espaço. Para compensar sofás e cortinas com tons claros e sem muita vida, busque itens que tenham cores para contrastar e alegrar o lugar: almofadas coloridas, luminárias e pequenos itens de decoração que façam contraponto às cores mais claras.

Mesas de centro são totalmente dispensáveis em salas pequenas: só ocupam espaço e travam a circulação no ambiente. Tapetes também não são boa opção. Se realmente fizer questão do tapete, opte por aqueles de corte rente e de cor única.

Dicas para Decorar bem uma Sala Pequena

  • Cortina bonita;
  • Tapete legal;
  • Quadro bacana;
  • Estante moderna.

Itens de madeira são ótima opção para combinar com os tons claros, além de darem um ar mais sofisticado para a sala. Atualmente existem muitas peças feitas de madeira que podem ser usadas, como porta retratos, bibelôs e quadros. Fica a dica, se optar por decorar as paredes com quadros primeiramente busque a harmonia entre os desenhos e cores. Depois, busque harmonizar o espaço em conjunto com as prateleiras par anão deixar no ar uma aparência de itens amontoados na parede. Quanto menor a quantidade de quadros em salas pequenas, melhor.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como Decorar uma Sala Pequena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *