Como Conseguir um Bom Estágio

Estagiar é obrigatório para muitas carreiras. Mesmo quando não é exigido, um bom estágio ajuda a abrir portas.

Para muitos jovens, o estágio é a primeira vivência profissional. Ele é útil para obter experiência, já que a principal causa de desemprego na faixa etária dos 16 aos 24 anos é justamente a inexperiência. Mas um bom estágio é bem mais do que isto: ele garante a aplicação da teoria aprendida na faculdade e também oferece o contato com chefes e colegas. O inter-relacionamento adequado é fundamental para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

estagio



Dicas para Conseguir Estágio

O melhor momento para conseguir estágio é o início do ano, quando as vagas para estudantes de nível técnico e superior aumentam em até 30%. Em julho e agosto, a demanda cresce especialmente para os concluintes dos cursos. Na atualidade, estagiar é quase um rito de passagem – a transição para a vida adulta. Muitos cursos exigem o estágio supervisionado (o total de horas é definido de acordo com a carreira escolhida), sem o qual o diploma ou certificado de conclusão do curso não é emitido.

A primeira providência para conseguir um bom estágio é preparar um bom currículo. Jovens devem relacionar todas as experiências, inclusive em empresas de família. A carreira acadêmica, com a participação em seminários, painéis, palestras, etc., é importante para demonstrar o comprometimento com os estudos e o interesse em aprofundar os conhecimentos. Cursos extracurriculares (idiomas, informática, etc.) ajudam a qualificar o estudante e podem suprir as lacunas com relação à falta de experiência profissional. Muitas empresas valorizam a participação em atividades de voluntariado.

Muitos cursos técnicos e universitários oferecem um grande leque de opções para desenvolver a vida profissional. É o caso, por exemplo, de Letras, em que o estudante pode optar por lecionar ou trabalhar com tradução, ou de Administração, em que se pode escolher desde a gestão de marketing até a administração financeira. Nos cursos de nível superior, é possível direcionar o foco, de acordo com as disciplinas optativas cursadas.

O estágio deve ser procurado na área em que o candidato consegue se adaptar melhor; do contrário, será preciso capacitar-se. No nosso exemplo, o estudante de Administração que deu ênfase (durante o curso) ao marketing e obtém uma vaga na consultoria financeira provavelmente terá que cursar Ciências Contábeis, como segunda graduação, para obter melhores posições.

conseguir estágio

Cursos online com certificado podem turbinar seu currículo e fazer você conseguir estágio com muito mais facilidade, confira: www.cursogratisonline.com.br/cursos-online-profissionalizantes

As redes sociais estão presentes na vida de todos e podem ser uma excelente alavanca ou uma tremenda armadilha. Envolver-se em polêmicas no Twitter ou postar fotos “daquela viagem” ou “daquela festa” no Facebook podem prejudicar seriamente a carreira profissional. Da mesma forma, publicar artigos e imagens sobre as áreas de interesse e um perfil no LinkedIn ajudam a projetar uma imagem adequada.

Muitas empresas utilizam dinâmicas de grupo nos processos seletivos. O candidato deve se posicionar, com o cuidado de não ocupar espaço excessivo. Discrição sem timidez é a melhor postura. A última etapa do processo é a entrevista: é preciso ser conciso, sincero e objetivo. Com tudo isto, é possível obter um bom estágio e dar início a uma carreira de sucesso.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *