Como Conseguir Trabalho Freelancer Sem Experiência

Em tempos onde a grana está curta por conta do desemprego, é preciso buscar alternativas que gerem algum tipo de renda, mesmo que não oficialmente. Em meio a esta necessidade, o trabalho freelancer pode ser considerado uma excelente saída.

Porém, muitos sabem que para uma carreira freelancer ser bem sucedida, a experiência profissional é um item essencial. Afinal, quanto mais renome, mais confiança. E quanto mais confiança, mais trabalhos podem surgir.

Se você deseja faturar uma grana extra, mas não tem muita experiência como freelancer, confira algumas dicas de como conseguir bons trabalhos e ser um profissional autônomo de sucesso.



trabalho freela

Escolha Correta da Área de Atuação

A oferta de trabalhos freelancer é alta. Muitas empresas preferem, ao invés de contratar profissionais formados e fixos, buscar profissionais especiais e livres para cada projeto ou serviço. Tal recrutamento é feito, usualmente, por empresas de outsourcing.

Para iniciar uma procura centralizada pelas melhores oportunidades, é imprescindível que o freelancer defina a sua área de atuação, optando pelas carreiras que mais se adequam ao seu perfil.

Criação de Marca Pessoal

Uma das principais ferramentas capazes de formar um freelancer de sucesso é possuir uma marca pessoal bem definida. É importante criar sites, blogs ou perfis em redes sociais que divulguem o trabalho que o freelancer é capaz de elaborar.

freelancer

Construção de Portfólios

Ter um portfólio bem elaborado e recheado de amostras de trabalho pode abrir muitas portas. Diferentemente das empresas formais, os clientes não dão tanta importância à títulos e formações, porém, dão muita atenção ao que o freelancer sabe fazer de fato, na prática.

Invista em portfólios impressos e online, nos quais os clientes tenham à disposição todas as informações sobre você e seu trabalho. Consultando os materiais disponibilizados no portfólio, o cliente pode se decidir com mais rapidez, formalizando ou não o contrato com mais agilidade.

Rede de Contatos

Os contatos são extremamente importantes na vida freelancer. O famoso “boca a boca” pode ser responsável por um grande percentual das contratações.

Uma boa maneira de iniciar uma rede de contatos é buscar por potenciais contratantes. Visite feiras e workshops na sua área de atuação, utilize a internet para buscar empresas que utilizem o serviço que você oferece e mantenha contato constante com profissionais do meio.

Assim como nos empregos formais, especializar-se é muito importante. Procure fazer cursos que estejam diretamente ligados à sua área de atuação, dando prioridade para workshops e cursos que agreguem valor ao seu trabalho, seja prática ou teoricamente.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Como Conseguir Trabalho Freelancer Sem Experiência

  1. Já Trabalhei em algumas feiras de livros, em bienais , nas feiras de 50% das USPS,em algumas editoras . E também já trabalhei com vendas de livros em colégios Particulares,trabalhei como pesquisador do IBOP, já fui garoto propaganda da REDE MEDICINA em algumas cidades durante anos seguidos. Porém como as empresas já tem seus funcionários geralmente não contratam freelance, caso saibam de empresas que queiram contratar freelance pode me contatar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *