Como Conseguir Emprego com pouca Experiência

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Confira o que os empregadores esperam dos jovens.

A taxa de desemprego, de acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), está em 6,8%. É um percentual pequeno, mas oculta uma defasagem cada vez maior: a de especialistas em diversas áreas, que os departamentos de recursos humanos têm dificuldade em recrutar e selecionar. O mercado de trabalho espera jovens bem qualificados, mas não é só.

Publicidade



Os candidatos a muitas vagas, especialmente as que exigem nível superior, precisam ter capacidade de dar opiniões sobre as atividades do trabalho, ter ideias para melhorar o desempenho da empresa, habilidade para cumprir tarefas e prazos sem depender de um chefe que constantemente fique dizendo o que fazer. É preciso estar seguro nas funções.

carteira de trabalho


O que o mercado de trabalho espera dos jovens?

Espírito de equipe é fundamental em qualquer empresa. De nada adianta ter uma boa formação, especializações e cursos correlatos, domínio de idiomas, se os jovens não conseguem trabalhar com seus colegas para atingir os objetivos e aumentar a produtividade.

Profissionais egoístas, sempre pensando apenas em seu próprio rendimento, especialmente no início da carreira, não têm espaço no mercado de trabalho. É pior ainda quando decidem encontrar bodes expiatórios, culpando colegas e superiores pela incapacidade da equipe. “O erro é sempre dos outros”, é o que justificam muitos jovens. Esta é uma armadilha, um tiro no pé, para se dar mal – muito mal – na profissão.

jovem empregado

Em dia com a informática

Não importa a área de trabalho: dominar alguns aplicativos, como os do Microsoft Office, ferramentas de navegação na internet e programas específicos são fundamentais para qualquer jovem que queira ser bem-sucedido na profissão.

+ Acesse: Curso Online na Área de Informática com Certificado

Mídias e redes sociais também são importantes. Já existem especialistas em redes sociais, para identificar novos nichos de consumo e de opinião no mercado. Além disto, o uso das ferramentas disponibilizadas pela informática permitem maiores possibilidades de contratação e desenvolvimento da carreira: basta ir um pouco além dos serviços de bate-papo, download de vídeos e músicas.

trabalho para jovens

Profissões em alta

Para quem está entrando no mercado de trabalho, vale a pena conferir as oportunidades de emprego nas seguintes áreas: supervisor de produção, técnico de manutenção eletroeletrônica, consultor em engenharia, vendedor sênior, analista de operações de vendas, analista de inteligência de mercado, analista de gerenciamento de nichos de consumo, analista de planejamento, supervisor de projetos logísticos, supervisor de compras estratégicas e vendedor técnico, com formação em química.

Os empregadores necessitam de até 120 dias para preencher uma vaga nestes setores, o que demonstra a escassez de profissionais. Vale lembrar, uma vez mais, que o conhecimento técnico precisa estar aliado às habilidades de inter-relacionamento, de tomada de decisões e de promoção de conexões na empresa e no mercado.

+ Vale a pena ler: Profissões em Alta no Mercado de Trabalho


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *