Como Conseguir um Emprego com a Crise do Brasil

O fantasma do desemprego mais uma vez assombra o país. Veja como conseguir um emprego com esta crise.

Os brasileiros já estavam se acostumando com as baixas taxas de desemprego nos últimos anos, mas os estragos na economia parecem ter retornado, com todos os seus sintomas: altas taxas de juros, aumento praticamente generalizado de preços, queda de produção, falta de confiança por parte de empresários e do mercado externo, etc. Será que é possível conseguir um emprego com esta crise?

Publicidade



crise no brasil e os desempregos

Na Crise existe Oportunidade de Emprego?


Há pouco mais de um ano, o número de empregados formais batia tantos recordes mês a mês, que alguns especialistas mais otimistas chegaram a afirmar que o Brasil vivia uma situação de pleno emprego. No entanto, a “maionese desandou”.

Poucas coisas amedrontam mais do que tentar no mercado de trabalho, seja pela primeira vez, seja em função de uma demissão. Os temores parecem aumentar a cada mês, quando a imprensa noticia mais uma vez o aumento do desemprego em quase todos os setores da economia. Mas existem algumas formas de conseguir um emprego, mesmo com esta crise.

O fato de ficar desempregado pode desencadear diversos pontos negativos, especialmente quando as contas domésticas recaem total ou parcialmente sobre a pessoa que procura uma nova colocação profissional: ansiedade, negativismo, irritação e até mesmo depressão.

Por isto mesmo, para conseguir um emprego com esta crise, é preciso encontrar meios para manter a serenidade. Tensão emocional só contribui para piorar o quadro.

Valorize o tempo

crise no brasil

A primeira “arma” para conseguir um emprego é enviar currículos para todas as empresas que possam aproveitar perfis profissionais como o seu. Utilize a internet, para evitar desperdícios de tempo. Caso não tenha conexão em casa, procure uma lan house, um telecentro público ou mesmo o computador de um amigo ou parente.

Contudo, não envie propostas sem ter um critério objetivo: as empresas também estão enfrentando problemas. Antes de encaminhar o currículo, procure notícias sobre eventuais contratantes que, na verdade, podem estar demitindo para contratar mão de obra mais barata e, caso a crise seja ampliada, novas listas de demissões serão confeccionadas.

Já pensou? Trabalhar como Freelancer – Ganhos, Cursos e Oportunidades

Seja franco com todos. Explique para cônjuge e filhos que a situação financeira mudou e todos precisam contribuir para economizar e evitar um colapso ainda maior. Em qualquer cenário econômico – principalmente em uma crise como esta – informar amigos e parentes próximos sobre o desemprego não é uma desonra. Pode inclusive contribuir para a formação ou ampliação da sua networking.

Com esta crise, talvez uma boa opção para conseguir um emprego seja abrir o leque. Um assistente administrativo que sempre tenha trabalhado no setor de pessoal pode procurar conhecimentos em outros setores, por exemplo.

Outra sugestão é fazer uma autoanálise sincera, verificar o desempenho nos últimos empregos e, talvez, identificar hobbies que possam se transformar em fonte de renda, ao menos temporariamente. Eles podem se tornar um trabalho lucrativo, uma porta para a abertura do próprio negócio.

emprego na crise como conseguir

Capacitação e atualização com cursos online

Uma das principais reclamações das empresas, há cerca de 15 meses, era a falta de qualificação dos candidatos: sobravam vagas, faltavam especialistas. Hoje, é difícil encontrar quem esteja buscando novos trabalhadores.

+ Recomendamos: Cursos Online com Certificado

Com a redução das colocação profissionais, aumentou a concorrência entre os candidatos. Atualmente, exige-se que um auxiliar de serviços gerais tenha ao menos o ensino fundamental e que um porteiro tenha bons conhecimentos de informática.

Estes são bons motivos para obter uma qualificação profissional – ou maximizar as habilidades necessárias para o bom desempenho das funções para as quais você se preparou, tornando mais fácil conseguir um emprego. Ficar em casa esperando o telefone tocar é um desperdício. Aproveite o tempo livre e procure cursos de capacitação e qualificação, que inclusive valorizam o currículo.

Existem cursos presenciais e online, pagos e gratuitos, em todos os níveis, da educação inicial à pós-graduação. Entre as vantagens dos cursos virtuais, podemos listar que eles são mais baratos, não demandam deslocamentos (por isto, não há despesas com transporte público ou combustível) e oferecem as aulas a qualquer hora do dia. Além disto, os cursos podem ser iniciados imediatamente.

+ Leia: Os Melhores Cursos Online Grátis com Certificado


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *