Como Comprar no eBay

O eBay é o site de compras mais acessado no mundo todo. Mais de 90 milhões de consumidores estão cadastrados no site.

O eBay foi inaugurado em 1995, nos EUA. Trata-se de uma plataforma virtual que comercializa os produtos de diversas empresas, presente em mais de 20 países. As vendas anuais do eBay ultrapassam os 20 bilhões de dólares. Brasileiros também podem comprar no eBay, seguindo as regras de importação definidas pela Receita Federal.

Como Comprar no eBay



Como Comprar no eBay

Os produtos são os mais variados. No eBay, é possível comprar celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, vestuário e acessórios de moda, CDs e DVDs, instrumentos musicais, joias e relógios, computadores, antiguidades, brinquedos, artigos esportivos e até porcelanas e panelas. Para colecionadores, o eBay é um paraíso: existem ofertas de moedas, selos, figurinhas, cards, tampinhas de garrafa…

Os artigos são fabricados nas mais diversas partes do mundo e pessoas físicas também podem oferecer artigos novos e usados, mas geralmente os produtos não são interessantes para brasileiros, em função dos custos adicionais, que encarecem demais o valor do item.

O eBay não fabrica nem comercializa bens e serviços. Faz apenas o papel de intermediário entre vendedores e compradores. No entanto, todos os ofertantes são monitorizados pelo site, que verifica a qualidade do negócio (produtos, entregas, prazos, pagamentos). Empresas com histórico de atrasos ou falhas na remessa são advertidas e até descadastradas.

Como cadastrar no Ebay

Para fazer compras no eBay, é preciso cadastrar-se no site. Para tanto, é preciso fornecer os dados pessoais (nome, endereço, e-mail, etc.), definir identificação e senha e digitar um código de verificação, concordando com as normas da empresa. Apenas maiores de idade podem participar do site de compras.

Acesse: www.ebay.com

Imediatamente, o eBay envia um e-mail de confirmação para o consumidor. Basta clicar em “Ativar Agora”, para ser redirecionado para as compras. Os cadastrados também podem oferecer artigos usados.

eBay

Achando bons produtos a ótimos preços

O site do eBay é autoexplicativo. Pode-se encontrar o produto desejado nas categorias, como se fossem departamentos de uma loja física, ou usar a caixa de busca para procurar as ofertas de um item específico – por exemplo, em vezes de pesquisar em “eletrônicos”, digita-se “computadores” ou “tablets”. Mas é preciso refinar ao máximo a pesquisa, porque são milhares de opções. Estabelecer a faixa de preços desejada, se o artigo é novo ou usado e em que tipo de loja pretende comprar são atitudes que facilitam a busca.

O ideal é comprar de vendedores identificados pelo selo “Power Seller”. A marca indica que são empresas de médio e grande porte, com bons estoques para atender aos consumidores, boa logística, o que potencializa a entrega dos produtos adquiridos.

eBay Brasil

Como pagar uma compra no Ebay?

Para quem vive no Brasil, são poucas as opções de pagamento. Cartão de crédito internacional ou aderir ao Paypal, uma espécie de carteira eletrônica em que é possível fazer transferências bancárias.

Neste caso, o comprador paga o valor para o Paypal, que o transfere para o eBay. O serviço é útil também para compras e transferências para outras contas correntes. É preciso registrar-se no site – www.paypal.com.br – para poder movimentar valores.

Os produtos chegam mesmo? Como funciona a entrega?

Antes de fechar o negócio, é importante verificar as condições do vendedor. Ao lado da foto da oferta, há um link (“Ask Seller a Question”, ou “Contatar o Vendedor”, no site português), com o qual é possível enviar um e-mail com todas as dúvidas sobre o produto e os prazos de entrega. A correspondência deve ser redigida no idioma do vendedor.

A resposta pode demorar alguns dias, porque o vendedor precisa pesquisar as formas e valores da remessa. Recebido o e-mail, basta verificar se a proposta é vantajosa e clicar, no site do eBay, “Buy It Now”, ou “Finalizar Encomenda”.

Antes de se decidir pela compra, vale a pena pesquisar os preços praticados no Brasil. Existem sites de comparação de preços e é possível encontrar ofertas e promoções. Em muitos casos, os valores são mais baixos, já que as empresas brasileiras compram grandes lotes de produtos e conseguem vantagens na negociação. Além disto, o frete pode ser caro e a cobrança de impostos sobre importação é alta: em alguns casos, atinge 60% do valor do produto.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *