Como Calcular a Nota do Enem – Quanto Tirei no Enem?

Todo o ano o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) reúnem milhões de estudantes que sonham em entrar na universidade. Há mais de dez anos o Enem deixou de servir apenas para avaliar o desenvolvimento dos alunos que estão cursando o ensino médio, passando a ser uma porta de entrada para quem almeja uma graduação.

Usando a nota do Enem é possível conseguir bolsas parciais ou integrais em cursos superiores. Porém, vale ressaltar que, garantir a sua vaga depende da nota e também da concorrência no curso escolhido na faculdade. Depois dos dois dias de prova todo mundo fica ansioso para saber se foi bem. Para te ajudar a acabar com esta tensão, nós iremos ensinar aqui, como calcular a nota do Enem. Confira abaixo:

+ Leia também: Como Usar o Resultado do ENEM



como calcular a nota do enem

Como Calcular a Nota do Enem?

Não há como saber a nota do Enem com exatidão!

Em primeiro lugar, é necessário saber que mesmo calculando não há como saber exatamente qual é o valor da nota tirada no Enem. Isso acontece, porque o Inep usa um sistema de cálculo diferente, o que permite que somente a instituição chegue a um resultado exato.

Porém, nós utilizaremos um cálculo bastante aproximado, que possibilita chegar o mais perto possível da nota real, conhecendo qual é a sua média em cada disciplina e também redação que é calculada de forma diferente.

Como se obtém a nota do Enem?

A nota do Enem é um resultado que vem da soma de outros resultados. O exame possui cinco notas, uma vez que são cobradas 4 disciplinas diferentes Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas mais a redação.

Cada habilidade cobrada equivale a uma prova, da onde se obterá uma média, cujo valor depende do nível de dificuldade das questões avaliadas como certas ou erradas, pois o Enem avalia separando em níveis como, por exemplo, fácil e difícil.

Fórmula para calcular a nota do Enem?

Calculando a média de cada habilidade:

A conta feita é bastante simples, se você não é preciso com número, o ideal é usar uma calculadora nesta etapa. Neste processo iremos calcular a média das habilidades, pois a nota da redação exige outra fórmula, visto que não vem de erros e acertos de questões. Primeiramente, saiba que fazer o cálculo para saber a nota do Enem consiste em dividir o resultado de cada prova por 100. Acompanhe o exemplo abaixo:

Se a sua nota total divulgada pelo Portal do Enem for de 825, logo é necessário dividir este valor por 100. Feito isso, o resultado obtido é de 8,25. Então, é possível saber que a sua média nas habilidades cobradas foi de 8,5, o que hipoteticamente seria uma nota boa e certamente iria contribuir positivamente para garantir a sua vaga em um curso superior.

Calculando a nota da redação:

Para calcular a sua nota da redação, comece pegando o resultado total que foi obtido nesta prova e depois multiplicando por 0,08, que é o número usado nas redações Federais deve-se obter de 0 a 8.

Sendo assim, supondo que você tenha alcançado o valor de 625, multiplique por 0,008. A partir daí, é possível saber que o seu desempenho na redação do Enem foi de 5,0, o que poderia ser considerado um resultado da razoável a regular.

Somando o resultado total da nota do Enem:

Agora que você já tem o valor que atingiu nas provas das habilidades e na redação basta partir para o cálculo mais simples, que nada mais é do que somar os dois resultados. A sua nota aproximada em cada questão das provas foi de 8,25 – 1,5, que vai dar aproximadamente 6,5.

Informações adicionais para saber a nota do ENEM

A pontuação média anual do dos participantes do Enem é de 500 pontos, tanto no que diz respeito às provas das habilidades quanto em se tratando da redação, que receber uma avaliação e nota diferente demais devido ao fato de ser discursiva, ou seja, não possuis questões avaliadas como certas ou erradas.

Conforme já foi dito anteriormente, o valor da sua nota é importante sim para conseguir uma bolsa parcial ou integral na universidade, mas também há que se lembrar que também existe o fator concorrência. Então, quando menos concorrido for o curso escolhido, maior são as suas possibilidades de ser aprovado. Além disso, também é indicado se inscrever em várias universidades, visto que o nível de concorrência varia.

Tudo sobre o ENEM:


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *