Como Administrar o Seu Tempo de Maneira Efetiva

Com cada vez mais tarefas a serem realizadas com exigências de contrapartida cada vez mais acirradas, o homem moderno se vê com menos tempo e viabilidade de realizá-las. Nesse contexto, a administração adequada do tempo é um grande aliado na hora de aumentar a produtividade do trabalho de cada um, com pequenas mudanças nas atitudes do dia a dia. Mas como gerenciar o seu tempo? Quais são as dicas que podem ser seguidas nesse quesito?

Em primeiro lugar, manter seu ambiente limpo contribui significativamente para manter claras as suas ideias, arejar sua mesa de trabalho e ali planejar passo a passo suas atividades a serem realizadas no dia seguinte é uma ótima maneira de como administrar o seu tempo de forma prática e organizada.

Como Administrar o Seu Tempo

administrar o tempo



Nesse planejamento, especifique o tempo que será dedicado em cada tarefa, associando à relevância de cada uma delas, bem como considere todas as pendências que devem ser resolvidas no período. Elabore uma lista e dê preferência aos itens mais importantes, começando o seu dia por eles.

Não se esqueça de conferir se o tempo dimensionado por você foi feito de forma coerente com a execução satisfatória de cada tarefa, ou seja, se o tempo dispensado para cada coisa a ser feita, incluindo os imprevistos e as possíveis interrupções, será suficiente para terminar seus afazeres.

Uma outra dica importante de como gerenciar o seu tempo de modo satisfatório se refere à executar primeiro os trabalhos considerados mais complexos, no momento em que há mais disposição de sua parte, por último, reserve as tarefas mais fáceis ou menores, uma vez que já há um esgotamento maior no final do dia.

curso administração do tempo

Uma orientação essencial de como administrar o seu tempo é a de estabelecer prazos finais para todos os seus afazeres e marcar assim que as tiver executado. Não procrastine trabalhos mais difíceis ou de execução mais complexa, pois, uma hora ou outra, elas deverão ser realizadas, e quanto mais cedo, melhor. Anote prazos direcionados para atividades rotineiras, com a leitura e resposta de e-mails, atualização de relatórios, conversas com a equipe de trabalho, ligações telefônicas, entre outras coisas.

Outra dica boa de como administrar seu tempo é a de dedicar um período em que não poderá ser perturbado, salvo em situações realmente emergenciais, bem como reservar intervalos de descanso em horários de menor produtividade. Ao começar um trabalho, termine-o, apesar de tudo, jamais o deixe para depois, pois, isso poderá ser difícil.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *