Como Achar Emprego pela Internet

A rede mundial reduziu tempo distâncias, mas é preciso alguns cuidados para achar emprego na internet.

Até 20 anos atrás, procurar emprego significava datilografar currículos e enviá-los pelo correio, ou passar longas horas nas sessões de recrutamento. Para os empregadores, a tarefa também era vagarosa: era preciso abrir espaço para dezenas de candidatos preencherem fichas de solicitação de emprego, ler uma por uma e em seguida partir para a seleção propriamente dita. A internet eliminou muitas destas etapas, tornando mais fácil achar um emprego.

Os candidatos podem cadastrar seu currículo diretamente no site da empresa, em redes sociais específicas (como o LinkedIn, Plaxo, Indica e Ecademy) ou em portais de seleção, muitos deles gratuitos, como o vagas.com.br, emprego.net, indeed.com.br e monsterbrasil.com. As redes virtuais são bastante úteis para fazer contatos, mas é preciso muito cuidado com a privacidade.



Como Achar Emprego pela Internet

achar emprego pela internet

O Centro de Atendimento ao Trabalhador (ceat.org.br) oferece diversas vagas, especialmente para profissionais não especializados ou em início de carreira. Diversas secretarias estaduais do Trabalho também mantêm sites de cadastros de currículos.

Confira: Melhores Cursos para Conseguir Emprego

Para obter um estágio, os candidatos devem se candidatar no site do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola – ciee.org.br), NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios – nube.com.br) ou estagiários.com.

Os sites pagos para achar emprego na internet, como Catho e Manager, oferecem outros serviços, como apoio para a elaboração do currículo, dicas de postura nas entrevistas, além de cursos rápidos de conduta profissional, idiomas, informática, etc.

O importante é que quem precisa achar um emprego pela internet mantenha seu cadastro sempre atualizado e completo. Muitos sites solicitam que seja postada também uma carta de apresentação, exigência comum a muitos contratadores.

Os erros…

Praticamente todas as empresas desprezam perfis profissionais incompletos. Cartas de apresentação com excesso de autoelogios e erros de grafia e concordância também são uma boa forma para ser eliminado dos processos de seleção logo no primeiro contato – virtual, já que estamos falando de achar emprego pela internet.

Outro erro comum é valorizar as próprias habilidades. Por exemplo, quem trabalha com folha de pagamento não pode afirmar que “possui vasta experiência em recursos humanos”. Quem conhece apenas o verbo To Be não pode dizer que tem inglês básico. Por outro lado, qualidades como responsabilidade, assiduidade e proatividade devem ser mencionadas, porque certamente elas serão checadas durante a seleção.

Em portais de seleção e redes sociais, é adequado postar fotos, mas é preciso atentar para elas: são fotografias 3×4, com fundo neutro. O selecionador não precisa receber imagens de coraçõezinhos feitos com a mão ou, muito pior, de candidatos bêbados em baladas ou tomando sol de sunga ou maiô na praia. A apresentação deve ser formal. Nos sites das empresas, fotos só devem ser adicionadas se isto for exigência da seleção.

procurar emprego pela internet

Leia também: Dicas para Conseguir um Emprego

Os cuidados…

Para ampliar as chances de achar emprego na internet, é importante espalhar currículos pelo maior número de sites. Isto, no entanto, dá certo trabalho, já que as atualizações devem ser feitas em todos eles, no menor prazo possível.

O ideal é fazer uma planilha com todos os endereços eletrônicos e, quando for necessário fazer alterações, seguir todos os sites. As planilhas, como o Excel da Microsoft, já transformam os endereços digitados em atalhos para os sites.

O maior cuidado, no entanto, é com as muitas armadilhas da internet. É comum a oferta de vagas sem exigências específicas, nem experiência anterior, com salários muito além dos praticados no mercado. A maioria destes sites quer vender alguma coisa (como apostilas mirabolantes, etc.), e não ajudar o candidato a achar emprego na internet.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *