Como Abrir uma Franquia – Passo a Passo para ser Franquado

Denomina-se de franquia empresarial, um sistema no qual uma empresa franqueadora cede o direito de outro empreendedor franqueado fazer o uso de sua marca ou de sua patente, de distribuir seus produtos e prestação de serviços ou de utilizar suas tecnologias e conhecimento de negócios. Esse tipo de sistema iniciou-se nos Estados Unidos no começo do século 19 como forma de resolução do caso de empresa que estavam inaptas para distribuir seus produtos e espalhar suas marcas depois da ocorrência da guerra civil.

Abrir uma Franquia, vale a pena?

franquias baratas

Como exemplo desse tipo de prática, a fábrica Singer de máquinas de costura foi a primeira a estabelecer uma rede de lojas revendedoras pelo país. Depois disso, redes empresariais americanas como o McDonald’s, o Burger King e o Dunkin Donut’s abriram franqueadoras fora de seu país. Já no Brasil, esse tipo de sistema começou a ter destaque na década de 60, com escolas de idiomas como é o caso da Yázigi e do CCAA.



Nesse contexto, apenas nos anos 90, com o advento da globalização e do rompimento de fronteiras com a internet é que o modelo de franquia teve sua ascensão por aqui e com a criação da lei Nº 8.955/1994, que rege o contrato e os pressupostos que circundam os trâmites de como abrir uma franquia empresarial foi que essa prática se popularizou.

Mas como abrir uma franquia empresarial? Ainda que as condições para a aquisição de um empreendimento próprio estejam facilitadas atualmente, é preciso tomar conhecimento de todas as possibilidades benéficas e de todos os riscos que abrangem a abertura de uma franquia. É indicado fazer uma consulta ao site oficial da ABF – a Associação Brasileira de Franchising – e a revistas especializadas, como é o caso da Guia de Franquias, meios através dos quais o interessado poderá obter mais informações sobre esse modelo de negócio.

franqueado

Pesquisas apontam que, das franquias que são abertas, 15% fecham antes de completar cinco anos, ao passo que 80% seguem funcionando; as estatísticas mostram também que esse setor prevê crescimento e maior contribuição com o PIB nacional no decorrer dos próximos anos.

O sistema de franquia é vantajoso, uma vez que o franqueado conta com, além da experiência e o conhecimento da empresa franqueadora, com o reconhecimento de uma marca amplamente já consolidada no mercado. E depois de ter se informado e decidido se tornar um franqueado em determinado segmento, como abrir uma franquia? O interessado deverá se informar sobre os investimentos necessários, sobre as minúcias da empresa franqueada, sobre as taxas a serem pagas, sobre o prazo de retorno e sobre o capital de giro de que se precisa para fazer a franquia dar certo.

Por fim, para se abrir uma franquia empresarial de sucesso, é preciso força de vontade e motivação nos primeiros meses do negócio, tendo em vista suas projeções de lucratividade e dos métodos utilizados para que, inicialmente, as despesas equivalham equilibradamente à receita, para que depois disso, os lucros comecem a aparecer.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Como Abrir uma Franquia – Passo a Passo para ser Franquado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *