Como Abrir o Próprio Negócio em Casa

De acordo com o SEBRAE, o Brasil possui aproximadamente 21 milhões de empreendedores, sendo 49% deles mulheres. Com a economia em alta, ser dono do seu próprio negócio é um sonho que pode estar mais próximo do que se imagina.

A principal dica para quem deseja se tornar um empreendedor, é iniciar com projetos simples e pequenos. Desta forma, as chances de sucesso são bem maiores, se comparadas às de fracasso. Entenda como abrir seu próprio negócio em casa e obter sucesso na vida de empreendedor.

trabalhar em casa



A Escolha do Negócio

Uma boa opção para quem deseja iniciar um novo empreendimento, sem sair de casa, é apostar na rentabilização do hobby. Porém, apesar de estar perto da família e não perder tempo no trânsito somente se tornam fatores positivos com uma boa organização diária.

Boas dicas de negócios que podem ser realizados a partir de casa são a confecção de artesanatos, fabricação de doces e salgados, consultorias empresariais e produções de publicidade e propaganda.

Para tornar o negócio 100% profissional, o SEBRAE recomenda que seja reservado um pequeno espaço da casa para as atividades, seja um pequeno quarto, sala ou edícula.

Explorando o Ramo de Atuação

Para que o pequeno negócio seja um sucesso, o estudo do ramo de atuação é imprescindível. Portanto, investir em palestras e pesquisas é mais do que necessário.

Quem deseja rentabilizar um hobby, pode se tornar um MEI (Microempreendedor Individual). O projeto do governo garante a formalização profissional, sem a burocracia exigida na abertura forma de uma empresa. Transformando-se em um MEI, o empreendedor terá direito a um CNPJ (podendo obter linhas de crédito e emitir notas fiscais) e benefícios sociais (FGTS, aposentadoria, auxílio-doença, auxílio maternidade), arcando com uma pequena taxa mensal.

trabalho em casa

Controle Financeiro

Organização e planejamento das finanças são dois importantes atributos para que o novo negócio prospere. Para controlar os gastos, utilize planilhas financeiras, as quais devem receber lançamentos sobre todas as transações da empresa. Para facilitar este processo existe dezenas de programas e softwares gratuitos, que podem ser baixados na internet.

Caso sinta alguma dificuldade no controle das despesas, busque auxílio contábil. Vale frisar que, para os microempreendedores individuais, algumas contabilidades conveniadas pelo Governo federal oferecem consultoria gratuita durante os primeiros meses de vida do novo negócio.

Investimento em Capacitação Profissional

Com o negócio aberto e funcionando, é preciso traçar diferenciais, os quais serão responsáveis pelo sucesso – ou não – do empreendimento. Neste quesito, a capacitação profissional é primordial.

Para se profissionalizar, uma boa opção é participar dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo SEBRAE. Os treinamentos são uma ótima ajuda, principalmente, para os novos empreendedores. Para ter acesso ao calendário dos cursos, basta visitar a página do SEBRAE no Facebook.

Abrir um negócio em casa é mais fácil do que se pensa. Porém, é necessário organização, profissionalismo e boa vontade. Formalize-se. Seja dono do seu próprio negócio!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Como Abrir o Próprio Negócio em Casa

  1. Boa tarde estou pensando em abrir uma pequena empresa de marido de aluguel gostaria de saber quais seriam as dicas se preciso me dirigir até o sebrae para obter maiores informações.
    Grato pela atenção.
    Ronaldo de Paula Arakaki

  2. boa noite estou pensando em abrir um negocio um salao de beleza junto com uma lojinha de variedades em geral estava tambem pensando em colocar um frigobar com tortas para vendar para os clientes no salao mesmo pq tem procedimentos que demoram e os clientes ficam com fome o que acha me responda por favor obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *