Em busca de uma formação mais interdisciplinar e contextualizada, o estudo das Ciências e suas Tecnologias são articulados em favor da associação temática entre diferentes disciplinas e de uma discussão mais abrangente. Dentro do grupo com quatro áreas do conhecimento aprendido nas escolas, o tratamento dado aos conhecimentos sobre as ciências humanas e suas tecnologias vem vinculado ao contexto a que se insere e com o qual dialoga, ou seja, trata-se da soma de espaços de vivências sociais através da identificação e da construção de saberes próprios do conteúdo.

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Ciências Humanas e Suas Tecnologias

A disciplina Ciências Humanas e suas tecnologias envolve tudo o que se refere à Filosofia, Geografia, História e Sociologia. A matéria é orientação obrigatória do Ministério da Educação Brasileira e é mantida nos cursos regulares das escolas, bem como é conteúdo previsto na prova do ENEM. Bastante abrangente, as Ciências Humanas e suas Tecnologias suscitam discussões fundamentais para a classe intelectual da sociedade, posição essa que permanece nos estudos acadêmicos.

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Juntamente com as demais áreas do conhecimento constantes no Exame Nacional do Ensino Médio: as Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Redação e Matemática e suas tecnologias; as Ciências Humanas e suas tecnologias interagem de forma interdisciplinar em sua abordagem na prova.

A análise mais crítica das questões referentes às matérias da Filosofia, Geografia, História e Sociologia exigem uma leitura mais abrangente e que leve em consideração o domínio e a compreensão de elementos culturais e identidários do espaço e da sociedade, suas relações com as transformações sociais e históricas, o papel do indivíduo enquanto cidadão, sua atuação na democracia e sua intervenção como ser pensante e agente de transformação social.

Nesse sentido, a análise de discussões que englobem as Ciências Humanas e suas tecnologias pedem mais criticidade e avaliação de fenômenos como um topo e menos respostas descontextualizadas e sem propósito.

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A cobrança que se tem em torno das Ciências Humanas e suas tecnologias se dá em favor do grau de competência que se tem em relacionar situações, fazer a análise delas, buscar saídas éticas para problemas e lançar mão de uma argumentação concernente com a diversidade das pessoas e com seus direitos particulares.

Entre as seis capacidades básicas para se fazê-lo, estão relacionadas as habilidades: identidade e cultura, conhecimento sobre território, visão sobre o estado e o direito, sobre a cidadania e a democracia, conhecimento sobre a evolução tecnológica e sua relação com a revolução comportamental e a lida do indivíduo com o planeta em que vive.

Prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias do ENEM comentada em vídeo, confira:

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