CDB é Melhor que Poupança? Quanto Rende, veja a Comparação

Muito se falam sobre os CDBs, esse tipo de investimento está em alta, muitos bancos de primeira linha oferecem e parecem ser vantajosos. Mas será que realmente são? Com os novos mecanismos de remuneração, muitos se perguntam: CDB é melhor que Poupança?

CDB x Poupança

Atualmente, a Caderneta de Poupança rende a variação da TR (Taxa de Referência), acrescido de um valor baseado na Taxa Básica de Juros (SELIC), que é redefinida a cada 45 dias pelo Banco Central do Brasil. Se este percentual ficar em 8,5% ao ano ou abaixo disto, o rendimento para a poupança será de apenas 70% da SELIC. Isto está causando muita discussão entre os poupadores: com as novas regras, é melhor investir em CDB ou Poupança?

Para começar a discussão: depósitos realizados até 4/5/2012 seguem as regras antigas, ou seja, são remunerados com a totalidade da variação da SELIC. E, em qualquer caso, a Caderneta de Poupança continua isenta do pagamento de Imposto de Renda, o que não ocorre com as aplicações em CDB (Certificado de Depósito Bancário).



cdb x poupanca

Quem depositou dinheiro a partir do dia 5/5/2012, terá o extrato dividido em dois: uma parte é relativa aos rendimentos anteriores e outra traz a movimentação da Caderneta de Poupança já com as novas regras. Na época das alterações, o ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou que as alterações eram mínimas e a poupança tradicional continuava com a mesma simplicidade e versatilidade.

Vale a Pena Investir em CDB?

O objetivo do governo foi tornar a caderneta mais parecida com outras aplicações bancárias, que vinham perdendo investidores com a queda de juros. Estas aplicações, que atraíam inclusive capital estrangeiro na época da hiperinflação, podem se tornar mais atraentes, de acordo com o perfil de cada poupador.

Antes do atual repique inflacionário que tira o sono dos ocupantes do Palácio do Planalto, a mudança das regras também visava permitir a continuidade da queda gradual da SELIC, que afeta todo o crédito no país. Atualmente, ela voltou a servir como instrumento de contenção de preços.

como investir dinheiro

Qual o Melhor Investimento?

Economistas apostam que a taxa básica de juros deve ficar acima dos 11 pontos percentuais no início de 2015. Neste caso, a remuneração mensal da poupança seguirá tendo por base a variação integral da SELIC, um pouco acima da remuneração do CDB.

Isto ocorre porque, na situação hipotética de que um investidor consiga ficar por dois anos ou mais um dia sem mexer no valor depositado, com uma taxa que remunere em 100% o CDI (média dos juros de empréstimos praticados pelos bancos), o dinheiro terá uma rentabilidade anual líquida de impostos de 9,46%.

Os últimos aniversários da poupança pagaram 0,55% ao mês. Ao longo de um ano, o resultado seria de 6,85%. Portanto, se for possível negociar uma taxa superior a 86% do CDI, o melhor a fazer é investir em CDB.

Vale a pena investir em CDB ao invés da Poupança? Confira:

A decisão não é tão simples, no entanto. Os estudos tomam como premissa o cenário atual. Se a taxa SELIC voltar a ficar abaixo dos 8,5%, o investidor terá a rentabilidade reduzida no CDB, além de perder o meio ponto percentual fixo, além da variação da TR, da poupança mais antiga.

+ Leia também:

Investimentos sempre envolvem riscos: para os poupadores de perfil conservador, o melhor é ficar na boa e velha caderneta, já que não há sinais de que a SELIC vá se reduzir drasticamente nos próximos encontros do Comitê de Política Monetária.

Visite nossa sessão “Educação Financeira” e veja como ter o dinheiro como seu aliado em busca da independência financeira.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *