Casa de Repouso para Idosos – Como Escolher a Certa?

Com o advento da melhor qualidade de vida e aumento de sua expectativa no Brasil, as pessoas têm vivido mais e teoricamente melhor. A população de idosos ou a chamada terceira idade tem se inserido de modo significativo nas atividades de trabalho e lazer do país, desse modo, a quantidade e a qualidade de serviços e produtos especificamente destinados a esse público cresceu, de um lado, trata-se de uma evolução, uma vez que o mercado oferece várias opções ao consumidor, mas por outro lado, é preciso ter cuidado e prestar atenção na hora de escolher o melhor profissional ou instituição acolhedora do idoso da família.

casa de repouso

Como Escolher a Casa de Repouso para Idosos ideal?

Nesse sentido, é preciso estar atento para algumas dicas essenciais na hora de fazê-lo. Ao contratar serviços especializados no cuidado de pessoas idosas, em termos de orientação da população, a Promotoria de Justiça do Idoso no Ministério Público do Estado de São Paulo lista dez conselhos que ajudam o contratante a se livrar de problemas e dores de cabeça quando necessitarem de um profissional cuidador ou de uma instituição de repouso para o idoso.



Em primeiro lugar, é necessário que o interessado averigue se a casa de repouso para idosos tem placa de identificação externa, constando de todas as informações necessárias para o local; em seguida, deve-se pesquisar se a pessoa responsável técnica pela instituição tem formação em curso superior específico para a área e contar em sua equipe com uma enfermeira registrada.

+ Confira: Cursos para Terceira Idade

Não se pode deixar de perceber se a quantidade de funcionários cuidadores de idosos é suficiente para o atendimento de todos os idosos ali instalados. É preciso ter em conta que profissionais encarregados do cuidado de muitos pacientes, acabam sobrecarregados e comprometidos no cumprimento de suas funções, além do que, trata-se de um indício de insuficiência do setor de recursos humanos. Durante a visita à instituição de interesse, é bom estar atento à higiene e limpeza do ambiente, não é certa a existência de mau-cheiro ou de sujeiras.

atividade idosos

É fundamental que a casa de repouso esteja toda equipada para a vivência do idoso, devendo promover a sua mobilidade e segurança. Não é aconselhável lugar com muitas escadas ou andares ou com iminência de falta de segurança com móveis com quinas ou outras estruturas pontudas, pisos escorregadios ou qualquer tipo de situação precária. É preciso haver barras de segurança, especialmente nos banheiros.

A cozinha da instituição para idosos deve contar com um cardápio diversificado, suficiente e saudável; totalmente adequado para a alimentação do idoso, não é certo que o paciente perca peso ou adoeça. O asilo ainda deve promover atividades de lazer, com exercícios físicos e eventos culturais, de modo a estimular a vivacidade dos idosos e sua socialização com os demais. Além de contar com atividades terapêuticas em favor do bem-estar mental e físico do idoso.

Atenção: não se pode ignorar as queixas do idoso, pois essa é uma forma de atentar-se para más condições de internação e maus-tratos contra ele nas casas de repouso.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *