Carros que Menos Desvalorizam – Depreciação de Veículos

Quem compra um carro não deve se ater a preço e condições de pagamento: é preciso verificar a depreciação do modelo. Confira os carros que menos desvalorizam.

Cada vez mais brasileiros se decidem pela compra de um carro 0km, recém-saído da fábrica. A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o aumento real dos salários são os principais motivos para esta “corrida às concessionárias”. Mas é preciso verificar outras características, além do valor: consumo de combustível, acessórios, desempenho do veículo e a depreciação devem ser levadas em consideração.

Todo produto, quando é colocado em uso, começa a depreciar-se imediatamente, isto é, seu valor de revenda torna-se cada vez menor. A intensidade como o bem é utilizado também determina maior ou menor perda financeira: é evidente que o carro de um taxista perderá mais valor do que o de um aposentado que pouco usa seu veículo.



Depreciação de Veículos

Depreciação dos Carros

Em geral, os veículos brasileiros são depreciados em 15,3% no primeiro ano de uso. No entanto, a Agência Autoinforme/ Molicar, encontrou modelos disponíveis no mercado que perdem menos valor, o que se torna uma vantagem na hora da venda ou troca: o motorista que se decidir por um novo modelo terá de desembolsar menos dinheiro.

O levantamento foi realizado com base nos preços praticados para a compra de carros 0km vendidos e novembro de 2011 e revendidos em no mesmo mês de 2012.

 Os carros que MENOS desvalorizaram

O ranking dos menos desvalorizados

– Chevrolet Celta Life: 9,7%

– Fiat Mille Economy: 10,1%

– Fiat Palio Economy: 10,1%

– Fiat Strada: 11,3%

– Volkswagen Gol: 11,4%

– Fiat Uno Furgão: 11,8%

– Ford Ecosport: 12,2%

– Honda New Fit: 12,2%

– Fiat Siena: 12,4%

10º – Chevrolet Captiva, VW Voyage, Fiat Idea, Chevrolet Corsa Hatch: 12,5%

Carros que Menos Desvalorizam

Os carros que MAIS desvalorizaram

Na contramão, alguns modelos apresentaram alta desvalorização, bem acima da média. É o ranking dos que mais perderam valor. São eles:

– Kia Carnival: 25,5%

– Chevrolet Omega: 25%

– VW Passat Turbo: 24%

– VW Passat Variant Turbo: 23,7%

– Hyundai Veracruz: 23,2%

– Kia Magentis Sedan: 23,1%

– Hyundai Santa Fé: 22,8%

– Kia Mohave, VW Touareg, VW Passat Variant: 22,5%

Informações importantes sobre depreciação de veículos

No entanto, há outras questões igualmente importantes: é preciso pesquisar o custo das peças de reposição e a disponibilidade destas mesmas peças nas oficinas autorizadas; são fatores que podem baratear ou encarecer a manutenção de um automóvel. O uso destinado ao veículo também deve ser avaliado: quem roda frequentemente por rodovias deve optar por autos equipados com motores mais potentes.

+ Leia também:

______


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *