Vale a Pena Seguir Carreira Militar? Os Salários são Bons?

Bons salários, estabilidade e ajuda de custo para estudantes são algumas das vantagens da carreira militar.

Marinha, Exército, Aeronáutica. As Armas não preparam apenas combatentes para um eventual conflito bélico. Quem segue a carreira militar pode fazer uma graduação – Ciências Militares, Engenharia, Administração, etc. – custeada pelo Estado e tem emprego garantido no final do curso.

De acordo com a legislação brasileira, todos os jovens do sexo masculino, ao completarem 18 anos, precisam se alistar para o serviço militar obrigatório. O descumprimento desta exigência impede, por exemplo, a retirada de passaporte, a matrícula em universidade pública e a permanência em cargos públicos. Mas a carreira militar vai muito além do serviço obrigatório.



carreira de militar

Vale a Pena Seguir Carreira Militar?

Quem pretende seguir a carreira militar deve estar atento às condições inerentes à profissão: o risco de vida é permanente, soldados e oficiais ficam sujeitos a rígidos preceitos de disciplina, a dedicação é exclusiva e não há possibilidade de militância política e sindical.

Além disto, quem pretende atuar na Marinha, Exército ou Aeronáutica precisa estar preparado para a chamada mobilidade geográfica: a qualquer momento, o profissional pode ser convocado a trabalhar em outra unidade da federação: é preparar as malas e tomar o voo. Isto pode ter sérias consequências para os familiares, especialmente os filhos.

Vale ressaltar as diferenças de regime trabalhista entre civis e militares: na carreira militar, inexistem a jornada de 44 horas semanais, carteira assinada, horas extras, adicional de trabalho noturno, entre outros benefícios da CLT. O sistema de previdência também é diferenciado: a vinculação do militar à sua carreira é permanente, mesmo na inatividade (aposentadoria).

carreira militar

Vantagens de Ser Militar

Seguir a carreira militar é, para muitos, um sonho, uma vocação. Quem quer viver a carreira das Armas está vocacionado para uma missão. Nas instituições militares, há uma série de cursos de formação e aperfeiçoamento – o militar os faz para o seu aprimoramento e no interesse da força.

Quem pretende seguir a carreira militar deve acessar os seguintes sites: www.marinha.mil.br (Marinha), www.eb.mil.br (Exército) ou www.fab.mil.br (Força Aérea). O Ministério da Defesa também fornece boas informações sobre o serviço nas três Armas.

+ Confira:

Os vestibulares para a carreira militar são muito exigentes. Por exemplo, o IME (Instituto Militar de Engenharia) e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) possuem alguns dos mais processos seletivos mais difíceis do país. Os concursos não oferecem muitas vagas e elas são disputadíssimas; os formandos, no entanto, podem seguir carreiras civis após a conclusão.

Salários, estabilidade e boa formação são os principais atrativos da carreira militar. Ela também atrai pelo patriotismo: “se a pátria querida for envolvida pelo inimigo, na paz ou na guerra, defende a terra contra o perigo”, diz a canção “Fibra de Herói”. Em poucas palavras, vale a pena seguir a carreira militar. Continua a música: “Afronta, se lava com fibra de herói, de gente brava”.

Leia também: Cursos Técnicos – O Que São? Como Fazer? Informações


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *