Auditor Fiscal da Receita Federal: Concurso, Salário e Profissão

As carreiras públicas estão em alta. Veja o que faz e quanto ganha um auditor da Receita Federal.

A Receita Federal é um órgão subordinado ao Ministério da Fazenda, responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários e os incidentes sobre o comércio exterior. Também participa da formulação da política tributária do país, previne e combate a sonegação fiscal, contrabando, descaminho, pirataria, fraude comercial, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, de animais e de armas, além de outros ilícitos relacionados ao comércio internacional. Tudo isto faz parte do dia a dia do auditor fiscal, que ganha altos salários para cumprir suas funções.

Auditor Fiscal da Receita Federal

auditor fiscal da receita federal



Dentre as carreiras públicas – que atraem profissionais de todas as idades – a de auditor fiscal é uma das mais concorridas. As inscrições para o último concurso foram encerradas em março de 2014. Foram abertas 278 vagas em todo o país, 14 delas reservadas a portadores de deficiência. As vagas podem ter um acréscimo de 50%, atingindo 417, como permite a legislação.

As provas, objetivas e discursivas, foram realizadas em maio. Os exames são aplicados em todas as capitais do país. Os candidatos tiveram avaliados seus conhecimentos sobre língua portuguesa, inglês ou espanhol, raciocínio lógico e quantitativo, administração geral e pública, direito constitucional, direito administrativo e direito tributário, auditoria, contabilidade geral e avançada, legislação tributária, comércio internacional e legislação aduaneira. Também precisaram se submeter a uma investigação sobre a vida pessoal (última etapa do processo seletivo).

receita federal

Quanto Ganha um Auditor Fiscal da Receita Federal?

Um auditor fiscal da Receita Federal ganha R$ 14.965,44 mensais. Para disputar uma das vagas, é necessário ter formação de nível superior em qualquer área (inclusive graduações tecnológicas). A Receita Federal possui áreas voltadas para diversas carreiras acadêmicas. No auge da carreira, o salário ultrapassa os R$ 21.700 mensais (as promoções são horizontais, isto é, dependem exclusivamente do tempo de carreira).

A carreira é típica do Estado – não possui função correspondente na iniciativa privada. Um auditor fiscal da Receita Federal obtém estabilidade no emprego depois do estágio probatório (de três anos). A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, podendo ser adotado, por interesse da administração, a jornada de 24 horas de plantão, seguida por 72 horas de descanso remunerado.

Depois de completado o estágio probatório, o auditor fiscal da Receita Federal pode se submeter a concurso interno, para remoção para a localidade de interesse. A Receita Federal possui postos na maioria das cidades brasileiras.

Para garantir uma vaga de auditor fiscal, os candidatos precisam literalmente suar a camisa. O último concurso público da Receita Federal registrou mais de 76 mil inscrições (relação de mais de 50 candidatos por vaga). Professores de cursinhos pré-concursos avaliam que o tempo mínimo de preparação é de seis meses, para quem já tem boa base sobre a legislação comercial brasileira.

Os interessados devem acessar o site da Escola de Administração Fazendária (ESAF) – www.esaf.fazenda.gov.br – que veicula informações sobre estudos e concursos de interesse dos candidatos a uma vaga de auditor fiscal.

Veja também: Investigador da Polícia Civil: Quanto Ganha? O que Faz?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *