Assistente Administrativo – O que faz, BCO e Piso Salarial

Cursos Gratuitos // Cursos Profissionalizantes, Download de Cursos // Assistente Administrativo – O que faz, BCO e Piso Salarial



Desenvolver as atividades fundamentais em empresas públicas e privadas. Basicamente, esta é a rotina do assistente administrativo. Sua função é dar suporte às tarefas técnicas e comerciais. A profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O assistente administrativo pode se responsabilizar pela circulação da correspondência e outros documentos entre os diversos departamentos, atender a chamadas telefônicas e outras tarefas, específicas de algumas seções, como almoxarifado, recursos humanos, faturamento, contas a pagar e a receber, etc.

Tudo sobre a profissão de Assistente Administrativo

Além disto, esse profissional redige e arquiva documentos, participa da organização de propostas, eventos profissionais, organiza a agenda do superior imediato e coordena as funções de office-boys e motoboys, quando não há uma secretária indicada para esta função.

Assistente Administrativo

Publicidade

Pré-requisitos para exercer a função de Assistente Administrativo

A maior parte das empresas exige nível médio e algumas dão preferência a candidatos que tenham feito o curso técnico em administração e contabilidade, ou estejam matriculados em cursos superiores de Administração, Ciências Contábeis ou Economia. O assistente administrativo precisa saber lidar com computadores (especialmente os programas do pacote Microsoft Office, Visio e Project, além de ferramentas para navegação na internet), calculadoras e copiadoras.

Em geral, espera-se que o candidato já tenha alguma experiência nas rotinas administrativas, tendo atuado anteriormente como auxiliar de escritório, por exemplo.

Curso de Assistente Administrativo

Existem cursos para capacitar assistentes administrativos, inclusive online, alguns deles gratuitos. Além das rotinas de escritório, estes cursos ajudam a preparar o currículo e dão dicas de ética profissional, como elaborar currículos, comportar-se nas entrevistas de emprego e relacionar-se com superiores e os novos colegas.

No Rio de Janeiro por exemplo, o curso de assistente administrativo pago é oferecido pelo SENAC Rio, se enquadra na categoria de “cursos livres” e possui uma duração de 200 horas. A vantagem de se realizar um curso desses é que a pessoa sairá com um certificado de conclusão do SENAC, o que é extremamente valorizado pelo mercado de trabalho atual. Confira clicando aqui as informações.

Também é possível fazer o curso gratuito, estudando através de apostilas disponibilizadas de graça na internet. Confira:

Os cursos englobam técnicas de secretariado, psicologia organizacional, estrutura organizacional, redação técnica, contabilidade, matemática financeira e gestão de negócios. Além da versatilidade, os cursos online apresentam a vantagem de poderem ser iniciados em qualquer época do ano; como são informais, e não acadêmicos, não exigem a presença dos alunos, nem mesmo para aplicação das provas. SESI, SESC e SEST oferecem boas opções para formar e reciclar assistentes administrativos, em cursos rápidos e de nível médio.

O que faz um Assistente Administrativo?

O assistente administrativo pode produzir apresentações em Power Point para reuniões da empresa, responsabilizar-se pelas atas, preparar relatórios financeiros, montar e administrar bancos de dados. O profissional pode ainda cuidar das estratégias de logística: controle de estoque, compras, distribuição de material e provisão de equipamentos, recursos e informações para os diferentes setores da empresa.

É preciso ser bastante dinâmico para desenvolver a função, ter atenção aos detalhes, boa concentração, capacidade para atender o público, bons conhecimentos gerais e saber lidar com números. Habilitação para conduzir veículos e noções de inglês e espanhol são diferenciais na contratação de um assistente administrativo.

Assistente Administrativo

Mercado de Trabalho e Piso Salarial Assistente Administrativo

O mercado de trabalho é bastante amplo, já que praticamente todas as empresas precisam de assistentes administrativos no apoio e suporte de suas atividades. A apresentação, organização e atendimento são atividades que fazem a empresa se destacar no mercado, e estas atividades são desenvolvidas pelos assistentes administrativos.

O cronograma de cada empresa pode adotar outros nomes para a função: assistente técnico administrativo, auxiliar administrativo, escriturário, etc.

Os salários de assistente administrativo variam de acordo com a região do país. No Sudeste e no Distrito Federal, podem atingir 3.500 reais mensais. Os salários iniciais são mais altos na esfera pública, mas muitas empresas privadas oferecem planos de carreira e outros benefícios, permitindo rápida ascensão profissional, dependendo das características pessoais do funcionário.

A seleção é feita com base na avaliação do currículo, provas de conhecimentos gerais, informática e rotinas administrativas, complementadas por entrevistas e testes psicotécnicos. Para as empresas públicas, o provimento das vagas ocorre por concursos, vários deles com inscrições abertas nos mais diversos locais do país. As provas exigem bons conhecimentos de português e matemática, além dos específicos para bem desenvolver a função.

Como conseguir uma vaga de Assistente Administrativo

Consultorias em recursos humanos afirmam que o candidato ideal é aquele que apresenta autonomia e proatividade, inter-relacionamento e comunicação adequados, capacidade de desenvolver várias atividades e organização, além das clássicas características válidas para qualquer profissional: pontualidade, assiduidade e bom aspecto pessoal.

+ Confira nosso artigo: O que as empresas buscam nas pessoas para contrata-las

Reciclagem permanente e participação em palestras sobre administração ou sobre as atividades em que a empresa atua são vistas com bons olhos pelos empregadores.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Profissionalizantes, Download de Cursos Tags: , , o que faz um assistente administrativo, assistente administrativo, piso salarial auxiliar administrativo, apostila assistente administrativo senai, assistente administrativo o que faz
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Assistente Administrativo – O que faz, BCO e Piso Salarial"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Maria de Nazaré Silva disse:

    Esses cursos online,nos possibilitam obtermos grau
    maior de conhecimentos enriquecendo assim nossos currículos num espaço curto de tempo.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...