As Mentiras Mais Comuns nos Currículos

As empresas estão de olho em informações falsas nos currículos dos candidatos as vagas oferecidas e como mentira tem perna curta é bom não inventar nada, essa é a primeira dica.

A eliminação da seleção é a primeira medida adotada pelas empresas que identificam a falta de verdade dos candidatos, que acabam com o “filme queimado”. Com as fraudes, não só os candidatos perdem, como o empregador, que perde tempo e dinheiro com o processo seletivo.

Quais as Mentiras Mais Contadas nos Currículos?

mentiras no currículo



As empresas tem como detectar as mentiras na própria entrevista ou quando vão checar as informações com as referências dadas pelos candidatos. Aumentar um pouco ou “maquiar” as atribuições do currículo é algo corriqueiro, mas que causa constrangimento para o entrevistado e também para quem está o entrevistando.

O candidato é eliminado não só do processo seletivo quanto de demais processos seletivos na empresa. Não há números concretos sobre as pessoas que mentem nas qualificações, mas algumas empresas chegam a receber 4 currículos com informações falsas em cada 10 avaliados.

As mentiras ocorrem em diferentes partes do currículo, sendo as mais comuns a formação acadêmica, experiência que não existe, fluência em outro idioma, acréscimo nas atribuições e tarefas exercidas anteriormente, cargos supervalorizados, salário superior ao recebido na última empresa, tempo de permanência maior nos empregos anteriores, cursos que não foram realizados, participação em trabalhos voluntários que não foram realizados, possibilidade de morar em outro estado que não é séria, estado civil, dependentes, qualificações profissionais e idade.

Vale a pena ressaltar que as empresas possuem maneiras de verificar as informações passadas pelos candidatos as vagas oferecidas. Quem inventa que sabe um idioma pode ser desmascarado em um simples teste oral, antes mesmo de ser contratado.

Os cursos informados que não foram concluídos ou não foram realmente realizados são verificados por meio do comprovante de conclusão e mesmo aqueles realizados na empresa onde trabalharam podem ser certificados com um contato feito pela nova empresa. O mesmo ocorre com a formação, como títulos de graduação ou pós – graduação. Basta entrar em contato com a instituição de ensino.

+ Confira: Vale a Pena Fazer Cursos Online com Certificado?

O tempo de serviço prestado para uma empresa, no caso a experiência é algo de grande importância para as empresas e por isso elas entram sim e contato com a empresa anterior, procurando saber, inclusive, como era a conduta do funcionário. O motivo de saída da empresa é relevante para uma nova contratação e pode ser conferido por meio de um telefona ou outro contato realizado pela empresa contratante.

Saiba que o salário também é um ponto a ser verificado, principalmente se a informação quanto ao último salário for superior ao valor de mercado.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “As Mentiras Mais Comuns nos Currículos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *