Artes Visuais na Educação Infantil – Técnicas e Brincadeiras

É na infância que a criatividade não tem limites e estimula-la de forma positiva é um dos melhores modos de formar adultos inspirados e sem bloqueios na hora de colocar a mão na massa para novos desafios. Por isso, um dos bons meios de estimular as crianças e fazê-las trabalhar este lado de criação é a arte. Uma boa dica é trabalhar as artes visuais na educação infantil.

Artes Visuais na Educação Infantil

Artes Visuais na Educação Infantil

Isso mesmo! Papel, lápis de cor, giz de cera, tela, tinta, canetinhas e imaginação. Trabalhar o imaginário e estimular a produção artística são definitivamente grandes ferramentas para auxiliar no desenvolvimento das crianças, facilitando inclusive o aprendizado em outros campos. A arte facilita o entendimento , pois entretém os pequenos de modo diferenciado, chamando e prendendo a atenção para assuntos que, quando mostrados de modo mais formal e sem tanta dinâmica, acabam sendo facilmente dispensados e esquecidos na educação infantil.



É cada vez mais notório que escolas de educação infantil no Brasil e no mundo investem para aprimorar a inclusão de aulas de artes visuais para seus alunos, fortalecendo a tese de que a arte ajuda na formação de cidadãos diferenciados. Apesar de ainda existir uma tendência de que apenas alfabetizar a criança durante as primeiras séries da educação infantil é o que realmente importa para sua formação, há escolas que apoiam sim que o desenvolvimento junto à arte é tão importante quanto. Por isso, unem atividades de artes visuais junto às tradicionais tarefas da educação infantil.

Artes Visuais na Educação Infantil

Técnicas e Brincadeiras na Educação Infantil

  • DESENHO COM FOLHA DE PLANTA
  • DESENHO ESPELHO
  • BOLINHAS DE SABÃO
  • DESENHO MÁGICO
  • DESENHO LIVRE BRANCO NO PRETO
  • TEXTURA, FORMA E COR
  • PAPEL ÚMIDO
  • PINTAR COM OS DEDOS
  • DESENHAR NA LIXA

Educação Infantil

Como trabalhar com artes visuais na educação infantil ?

Existem dois modos com os quais professores trabalham as artes visuais na educação infantil: quando atribuem uma atividade pré-determinada para que a criança apenas acompanhe e siga o modelo, e atividades nas quais o pequeno tem total liberdade criativa, criando do zero sua própria atividade. Essa segunda parte do trabalho é a que mais estimula a criatividade infantil, permitindo que elas busquem dentro de si o trabalho que exibirá ao professor.

Dentro da faixa etária de cada grupo da educação infantil, é recomendado que se trabalhe com certos materiais, que vão mais de acordo com a coordenação motora da criança. Até os 3 anos de idade, deve-se trabalhar com lápis, tinta, areia e papéis (desde o tradicional sulfite até jornais), ensinando não só como trabalhar a arte, mas como conservar tais materiais. Até os 6 anos, além dos métodos já trabalhados, pode-se agregar mais fatores da arte como volume de desenhos, profundidade e outros fatores. Uma boa atividade é a colagem.

Oferecer ensino de senso estético, sensibilidade e criatividade são técnicas que são usadas através das artes visuais na educação infantil para estimular as crianças de maneira dinâmica para que aprendam com maior facilidade. Essas técnicas e brincadeiras comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios.

Preparamos uma sessão no site somente para educadores e pedagogos que querem fazer cursos nessa área.

Confira aqui a relação de cursos na área de Pedagogia

Gestão Escolar
Saiba como administrar uma instituição escolar, conheça os problemas e soluções.

Educação Infantil
Desenvolva o potencial das Crianças. Inclui alfabetização, jogos, entre outros.

Coordenação Pedagógica
Como acompanhar e coordenar a área Pedagógica de uma instituição.

Animação e Recreação
Aprenda a planejar e executar atividades de Animação e Recreação.

Alfabetização
Conheça e saiba aplicar os diferentes métodos de alfabetização.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Artes Visuais na Educação Infantil – Técnicas e Brincadeiras

  1. Ola estou trabalhando com crianças e adolescente mas minha area é criança de 0a5 gosto muito de trabalhar com eles por gostaria de fazer novos cursos e aprender mais sobre esta area como devo se escerver,adorei esta areade artes visuais como se escrevo obrigado.

  2. ola estou trabalhando com crianças de 3messe ate 5 ano fiz um curso basico bersarista pela fusati gostaria de fazer novos curso e aprender mais sobre esta area como devo se escrever.adorei esta area como se escrevo obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *