Arquitetura: Como é a Profissão, Faculdade e Curso

Arquitetura: como é a profissão? O profissional de Arquitetura dimensiona espaços com o uso de recursos técnicos e artísticos.

Tudo sobre Arquitetura

arquiteto

Publicidade



Arquitetura é a arte e a técnica de criar e executar projetos arquitetônicos para uso humano. Trata-se de uma profissão de nível superior, cujo exercício está vinculado à posse de diploma reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e ao registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região de residência do profissional (recentemente, o conselho foi desmembrado do CREA, que atualmente reúne apenas engenheiros e agrônomos).

As principais características para quem pretende exercer a profissão de Arquitetura são: capacidade para visualizar em três dimensões, habilidade para desenhar e planejar espaços, capacidade de abstração, sensibilidade artística, além de habilidade em cálculos e facilidade para trabalhar em equipe: um arquiteto estará, em seu dia a dia profissional, cercado de outros técnicos, seja em um canteiro de obras, seja na execução de um projeto de decoração.


+ Importante saber: Quanto ganha um arquiteto?

projeto de arquitetura

Onde o Arquiteto e Urbanista podem trabalhar?

A maioria das faculdades oferece o curso de Arquitetura e Urbanismo. Desta forma, os estudantes concluintes se habilitam para estas duas áreas. Além do trabalho em construtoras, escritórios de Arquitetura e Urbanismo, órgãos públicos, assessoria para empreendimentos públicos e privados, instituições de pesquisas, etc.

O trabalho do arquiteto é fundamental tanto em obras privadas de qualquer porte – como o projeto e desenvolvimento de uma residência ou de um conjunto residencial – e também nas obras públicas, como a organização de um novo bairro ou a recuperação de áreas urbanas degradadas.

Um jovem profissional com espírito empreendedor pode inclusive abrir a sua própria empresa, mas é preciso cuidado ao dimensionar o plano de negócios, procurando evitar ao máximo os problemas que determinam o fechamento das portas.

Algumas faculdades também permitem a graduação em Design de Interiores, formando especialistas na harmonização dos mais diferentes espaços – desde a decoração de uma sala de estar, até o desenvolvimento de uma identidade visual para uma grande empresa.

Estes profissionais se responsabilizam pela escolha de móveis, objetos e acessórios. Esta carreira, no entanto, também é seguida por estudantes que escolheram o Design já no vestibular, além de muitos autodidatas que se dedicam a esta atividade.

É importante considerar que o arquiteto nunca trabalha sozinho. A partir do desenho da planta, ele já atua em conjunto com um engenheiro civil. Com o desenvolvimento da obra, irão se juntar, à dupla coordenadora, diversos profissionais, como mestres de obras, pedreiros, encanadores, pintores, jardineiros, decoradores, etc.

arquitetura

Especializações na área

Em qualquer carreira, a chave do sucesso é a qualificação permanente. Bacharéis em Arquitetura podem ampliar suas possibilidades de destaque profissional. Além das especializações em Urbanismo e Paisagismo, existe a possibilidade de cursar pós-graduações e mestrados profissionais em Comunicação Visual, Informática aplicada à Arquitetura, etc.

A carreira acadêmica também é convidativa. Mestrados e doutorados stricto sensu credenciam os arquitetos a ministrar aulas não apenas em faculdades de Arquitetura, mas em diversas áreas correlatas. O estudo organizado de história da Arte, por exemplo, permite a docência em cursos de Artes Plásticas e em atividades relacionadas à museologia.

O mercado de trabalho para arquitetos

A demanda por arquitetos tem aumentado bastante no Brasil, mas está longe de representar a necessidade existente no país para permitir o andamento de obras de infraestrutura, de construção civil, de espaços para lazer, esportes, cultura, etc. Portanto, os empregos estão garantidos, desde que políticas públicas realmente permitam a concretização destes projetos.

A maioria das vagas concentra-se nas regiões Sul e Sudeste, mas o mercado no litoral nordestino indica tendência de crescimento das obras arquitetônicas. A carga horária semanal destes profissionais é de 36 horas. O piso salarial dos arquitetos é de seis salários mínimos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Arquitetura: Como é a Profissão, Faculdade e Curso

  1. Boa noite
    Estava fazendo técnico em design de interiores e vim os um pouco em desenho arquitetônico onde estive bastaste dificuldades na realizações dos desenhos, logo percebi que não era minha área embora sou apaixonada por decoração, acho que sou um pouco preguiçosa e acabei me desanimando sair do curso.
    Mas acho essa área bastante inspiradora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *