Como Fazer uma Boa Apresentação de TCC

Faculdade quase concluída, mais da metade do caminho percorrido. A última etapa, que selará o final desta fase acadêmica, é a apresentação do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

tcc curso

Para muitos alunos, esta é a mais preocupante das etapas. E não é por conta do conteúdo, não. O que mais amedronta os universitários é estar frente à banca de professores e também à plateia lotada de companheiros de cursos e pessoas conhecedoras do tema apresentado.



Não é necessário tanto nervosismo. Afinal, presume-se que quem está apresentando um trabalho acadêmico, sabe exatamente o que falar e como responder às perguntas. Então, o que vale mesmo é manter-se relaxado e espantar o medo! Confira em nosso artigo três estratégias para fazer uma boa apresentação de TCC, garantindo assim uma ótima avaliação.

Inspiração para a Apresentação Acadêmica

Neste momento, toda inspiração é bem vinda. Principalmente aquela transpassada por pessoas experientes na área de palestras e discursos em público.

Se você não tiver acesso à pessoas da área, há uma boa saída. Busque vídeos de palestras na internet! Além de saber exatamente como agir em situações diferenciadas, é bom sentir a energia dos palestrantes.

Uma boa fonte de inspiração é o site http://ted.com. Apesar de as palestras não serem exatamente acadêmicas, é possível se inspirar nas atitudes dos palestrantes. Nos site são disponibilizadas apresentações nos mais variados segmentos, como entretenimento, tecnologia, negócios e ciência.

Linguagem Visual

Nem todas as temáticas de trabalhos de conclusão de curso permitem que o aluno invista em linguagem visual, como no caso de vídeos, planilhas, etc. Porém, é importante que haja alguma referência multimídia, para que a atenção do público seja presa. Todos sabem que apenar ler a sua tese não despertará a curiosidade e atenção da plateia.

Apresentar o TCC com PowerPoint é válido?

Sim, claro! Existem muitas ferramentas básicas capazes de criar apresentações visuais incríveis. O PowerPoint é uma delas. Opte por criar slides que foquem na organização das ideias, como tópicos numerados, sub-tópicos, palavras chaves e imagens que retratem fielmente o conceito discutido.

Outra dica bacana é fugir dos modelos prontos. Crie listas e tabelas personalizadas, de modo que a sua apresentação torne-se única e diferenciada.

+ Confira também: Como Fazer uma Apresentação em PowerPoint

tcc

Relaxamento e Tranquilidade

Quanto mais relaxado você estiver, com mais fluência a sua tese será repassada. Por isso, dedique os momentos que antecedem a sua apresentação as técnicas de relaxamento.

Estes métodos variam muito de pessoa para pessoa. Por isso, a dica chave é pensar que todos os que estão na banca e na plateia são amigos íntimos. Conversar com amigos é bem mais simples, não é mesmo?

Fazer uma boa apresentação acadêmica é simples. Basta manter o corpo e a mentes relaxados e confiar no trabalho elaborado ao longos dos meses!

+ Você também pode gostar desse artigo: Curso Aprender a Falar em Público


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *