Aprender a Tocar Violão de Forma Rápida e Fácil

Aprender a tocar um instrumento musical é o desejo de muitas pessoas, principalmente quando falamos do violão, um dos mais procurados pelos alunos. Acontece que, muitas vezes, falta tempo na rotina para frequentar as aulas, e mais: em muitos casos as pessoas querem apenas saber o básico sobre o instrumento para tocá-lo enquanto um hobby, sem a necessidade de estudos mais aprofundados.

Neste caso, há uma forma mais rápida de aprender a tocar violão: as aulas online! O primeiro passo é pesquisar e escolher sites que oferecem vídeo aulas grátis com músicos. Pode ser um bom começo para iniciar o aprendizado, já que nestes sites também é possível tirar dúvidas.

+ Confira também: Aulas de Violão para Iniciantes Grátis



aprender tocar violão

Como Aprender a Tocar Violão Rapidamente

Seja qual for o caminho escolhido para a aprendizagem (aulas presenciais ou online), o importante é sempre praticar e buscar se aperfeiçoar não se esquecendo de tirar as dúvidas que vierem a surgir. Abaixo, veja alguns passos que podem ajudar no processo:

Toque a mesma nota de diferentes maneiras: algumas notas podem ser tocadas em até dez posições diferentes. Exercitando isso, você ganha mais flexibilidade para mudar de uma nota para outra.
Pratique sempre: a perfeição só virá com muito treino. Pratique, no mínimo, cinco vezes por semana, pelo menos meia hora em cada um desses dias.

Fortaleça os músculos da mão: uma boa dica é fortalecer os músculos da mão por meio de exercícios com uma bola de tênis. Aperte-a algumas vezes por dia por cerca de cinco minutos. Mas, atenção! Não exagere, pois este exercício pode acarretar lesões se o esforço for muito repetitivo.

Tenha paciência: mesmo a forma mais rápida de aprender a tocar violão trará algumas frustrações. É normal e inevitável que dificuldades surjam, mas com treino e persistência aquele acorde difícil que hoje você não consegue acertar vai sair naturalmente amanhã. Persista!

Pratique ouvindo músicas que você gosta: experimente treinar tocando o violão junto com músicas que você gosta. Esta dica é muito útil para quem está aprendendo, já que é fácil voltar e repetir cada trecho da música para praticar. Coloque o CD ou MP3 para tocar!

Experimente mais de um tipo de violão: quando começar a dominar o violão e aprender os acordes mais básicos, comece a experimentar outros instrumentos de corda à medida que você evolui. Tente praticar o violão clássico, o baixo, o violão com cordas de aço e até mesmo a guitarra. Dessa forma, você se acostuma com diferentes sons e tipos de corda.

Como é possível notar, a forma mais rápida de aprender a tocar violão se resume a treino, persistência, paciência e, claro, um bom professor que possa tirar as dúvidas pontuais e dar boas dicas. Seguindo esta receita, em pouco tempo você começará a dominar o instrumento.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *