Analista de Sistemas – O que Faz e Quanto Ganha?

É uma das profissões da TI. O analista de sistemas realiza estudos para melhorar o fluxo de informações.

O que faz?

O analista de sistemas é o profissional da Tecnologia da Informação que desenvolve e organiza os processos computacionais em redes de computadores, sempre visando à racionalização do fluxo de informações virtuais necessárias às atividades da empresa. Atualmente, a profissão também é conhecida como sistematização de informações.



A partir da avaliação do hardware (equipamentos) e software (programas) disponíveis nos diferentes setores de uma organização, o analista de sistemas desenvolve soluções padronizadas, que serão adotadas para que a rede de computadores possa executá-las.

Os profissionais da área criam ou adaptam programas específicos para as tarefas desenvolvidas na rede de computadores, que variam desde a criação de agendas e bancos de dados, até o controle de estoques e de vendas, passando pela folha de pagamento, organização contábil, etc.

analista de sistemas

Apesar de estar muito distante das atividades específicas da empresa, é o analista de sistemas quem permite a criação de ferramentas, por exemplo, para o marketing direto, organizando um banco de dados que automaticamente identifica clientes que estão aniversariando ou saindo de férias, para que os técnicos da área possam cumprimenta-los; uma simples carta personalizada com o nome do destinatário pode ser tarefa deste profissional.

Profissional Analista de Sistemas

Um analista de sistemas precisa ser dotado de bom raciocínio lógico, já que seu trabalho envolve variáveis matemáticas e estatísticas. Criatividade e capacidade de resolução de problemas também são bem-vindas, para que os “gargalos” na organização da rede de computadores sejam rapidamente eliminados.

Programas e computadores estão sendo constantemente atualizados. Além disto, surgem novas ferramentas no mercado praticamente a cada dia; por isto, um analista de sistemas, para se destacar em sua carreira, deve estar constantemente atualizado. Além disto, é preciso que ele tenha boa capacidade de comunicação, já que não basta saber fazer: é preciso apresentar as inovações à equipe e as chefias, com boa dose de convencimento para que elas sejam adotadas.

análise de sitemas

Curso de Análise de Sistemas

Até poucos anos, a única opção que restava aos interessados em trabalhar na área era o abrangente curso de Análise de Sistemas, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação. Com a disseminação dos sistemas computacionais, que se tornam cada vez mais populares e imprescindíveis no mercado corporativo, surgiram outros bacharelados e graduações tecnológicas específicas para determinadas áreas do trabalho.

Além da faculdade, é preciso dominar a língua inglesa, já que boa parte dos livros e revistas sobre o assunto ainda não são traduzidos para o português e muitos cursos de especialização são ministrados exclusivamente neste idioma.

Existem cursos mais rápidos, também de nível superior (com duração de oito a nove semestres), que habilitam o graduado a atuar como analista de sistemas, tais como Gestão de TI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, etc. O mercado de trabalho está em expansão: com muita frequência, novos nichos que demandam estes profissionais são abertos.

+ Confira: Engenheiro da Computação: O que faz? Quanto Ganha? Curso e Faculdade

Quanto Ganha um Analista de Sistemas?

O salário inicial para um analista de sistemas é de R$ 2.500 mensais, em uma empresa de médio porte. Com dez anos de experiência, os ganhos mensais podem ultrapassar R$ 15.000. Isto depende, é claro, das características pessoais e da perseverança do profissional.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *