Acupuntura para Emagrecer

Ramo da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é útil para tratar diversos males, inclusive para emagrecer.

A acupuntura é aplicada em pontos determinados no corpo, também chamados acupontos, que se distribuem sobre os meridianos, canais que distribuem a energia vital pelo corpo e podem estar obstruídos, prejudicando certas funções orgânicas. Usada para emagrecer, vem ganhando adeptos em todo o mundo.

Acupuntura para emagrecer

A acupuntura chegou ao Brasil em 1908, com os primeiros imigrantes japoneses. Sua eficiência gradualmente conquistou o público e também profissionais: em 1985, foi oficialmente adotada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; dez anos depois, foi a vez do Conselho Federal de Medicina.



Curso de Acupuntura, aqui!

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – a acupuntura é um método de tratamento complementar, enquanto a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – considera a prática um patrimônio cultural intangível da humanidade.

Acupuntura para Emagrecer

Perdendo peso com a acupuntura

Especialistas afirmam que o sobrepeso e a obesidade afetam indivíduos que concentram na alimentação sua principal fonte de obter prazer, enquanto outros procuram este mesmo prazer no sexo, nos exercícios físicos, no trabalho e mesmo em alguns vícios.

De acordo com pesquisas, o estômago demora cerca de 20 minutos para avisar ao cérebro “que não quer mais comer”, ou seja, está repleto e começa a empurrar o volume para o duodeno. Trata-se de uma estratégia evolutiva para garantir que todos os nutrientes sejam absorvidos pelo organismo e está presente em todos os animais onívoros, como nós.

Como os obesos geralmente aliam quantidade exagerada de alimento com muita pressa em ingerir as refeições, acabam consumindo muito mais do que o necessário: o organismo não consegue processar e o excesso se deposita, em camadas de gorduras, principalmente no abdômen (nos homens) e quadris (mulheres). O mais prejudicial, no entanto, é a gordura que se deposita entre os órgãos abdominais, pressionando-os e dificultando seu funcionamento regular.

O controle do apetite

Para emagrecer, a acupuntura age controlando o apetite. Não há como controlar a fome, que é um aviso de que o organismo precisa de energia e, portanto, fundamental para a vida. Muitas pessoas “pulam” refeições, mas compensam a falta com lanchinhos e ataques à geladeira, inclusive durante a madrugada.

Mesmo alimentos considerados saudáveis podem ser prejudiciais, se consumidos em excesso. Mas, de acordo com a acupuntura, existem acupontos que, acionados, regulam a vontade de comer além do necessário.

Acupuntura para Emagrecer

Regulando o apetite

No tratamento para o emagrecimento, a acupuntura é útil também para combater a constipação intestinal. É muito difícil encontrar um gordinho que seja “louco por saladas”. Normalmente, as preferências recaem sobre as massas e carnes gordurosas, sempre acompanhadas por muito carboidrato, como arroz e batatas.

Com uma dieta pobre em fibras, o sistema digestório tem dificuldade em expelir o bolo fecal, gerando prisão de ventre, retenção de líquidos, inchaço e muito remorso. Com a acupuntura, os intestinos voltam a funcionar regularmente, eliminando gorduras e toxinas do organismo.

+ Confira também:

A acupuntura elimina a compulsão

O paciente que tem compulsão alimentar não se contenta apenas em comer excessivamente. Ele come várias vezes ao dia, não permite que o organismo funcione de forma adequada e acaba expelindo fezes secas e em bolotas – o famoso “cocô de cabra”. Indigestão, azia, gastrite e úlceras no estômago e duodeno se estabelecem, como um protesto permanente contra o excesso.

Com as técnicas de acupuntura para emagrecer ajuda a eliminar esta compulsão. É preciso lembrar, no entanto, que este paciente é um caso mais grave de obesidade e precisa ser muito bem avaliado antes de iniciar dietas e tratamentos.

Assim como as pessoas extremamente magras que se acham “uma baleia”, os obesos também têm uma visão distorcida da realidade. Sabem que estão acima do peso, mas imaginam que a situação não é tão grave. Sempre compram roupas abaixo do seu manequim, que ficam mofando no guarda-roupa. A acupuntura fortalece o “eu interior” do paciente, o que permite identificar melhor seus limites e qualidades, fator primordial para a perda de peso.

Obesidade e sono

Quem come em demasia obriga o corpo a trabalhar também em demasia. Durante o sono, quando todos os sistemas e tecidos deveriam estar e ritmo lento, para possibilitar o descanso adequado, o metabolismo dos obesos mantém-se acelerado, para processar o alimento.

O resultado disto são noites mal dormidas, que geram cansaço, estresse e ansiedade, fatores que contribuem para o consumo excessivo de alimentos. A acupuntura regula o sono e, em paralelo, o paciente aprende a controlar medo, raiva e insatisfação nas situações adversas, que quase sempre aumentam a sensação de fome.

Como em qualquer tratamento, no entanto, a acupuntura não faz milagres. Vários pacientes relatam excelentes resultados com a técnica, mas ela deve ter acompanhamento médico e nutricional e ser complementada com exercícios aeróbicos, como caminhadas, pedaladas, corridas ou exercícios na água.

A medicina tradicional chinesa diz que “a acupuntura cerca o dragão da obesidade”, mas ela não emagrece. Quem emagrece é o próprio paciente, se tiver persistência e força de vontade.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *