Custos para Abrir uma Farmácia: É um Bom Negócio?

Para abrir uma farmácia, é preciso ser formado na área e ter uma boa reserva financeira.

Os custos para abrir uma farmácia envolvem especialmente a compra de estoques de medicamentos e cosméticos, a contratação de um ou dois auxiliares. Especialistas indicam que, nas grandes cidades brasileiras, o investimento mínimo fica entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, para manter o negócio nos dois primeiros anos.

De acordo com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – 27% dos empreendedores vão à falência nos primeiros 48 meses de atividades, situação mais grave em alguns estados (em Pernambuco, por exemplo, 42% dos novos empreendimentos fecham as portas neste período inicial). As principais razões são: falta de planejamento, cópia de modelos já existentes do mercado, o não acompanhamento, pelo empresário, do dia a dia da empresa, descontrole do fluxo de caixa, falta de divulgação e falta de identificação com as necessidades do mercado.



Para abrir uma farmácia, é preciso ser graduado em Farmácia e cadastrado no conselho regional da categoria. O curso tem oito semestres de duração. O Brasil é o sexto mercado consumidor do setor de saúde. O ponto deve ser escolhido com cuidado e ter boa visibilidade, principalmente nos primeiros meses, em que a clientela ainda não está formada.

abrir uma farmácia

Custos para Abrir uma Farmácia

Para quem está planejando entrar no ramo, vale a pena identificar as oportunidades de redes franqueadas de farmácias. O mercado está aquecido, especialmente com o maior consumo de drogas e cosméticos pela classe C.

o suporte fornecido pelas franquias envolve gestão financeira, logística de estoques e apoio de marketing. Com maior volume de compras mensais, os custos são reduzidos. Além disto, o franqueado pode contar com diversos cursos de administração e o apoio da propaganda e da organização visual do ponto de venda, além de participar de promoções e ofertas para os consumidores.

+ Confira: Faculdade de Farmácia: Profissão, Trabalho e Salários

As franquias geralmente cobram taxa de royalties e de publicidade, exigindo um percentual mínimo de pagamentos mensais, independente do faturamento das novas farmácias. Em troca, fornecem auxílio para instalação, material de divulgação, treinamento, suporte às operações e, em alguns casos, pagamento de salários para os auxiliares.

quanto custa abrir uma farmácia

Empreendendo para Abrir uma Farmácia

Muitas pessoas, no entanto, querem criar seu próprio negócio, com liberdade para decorar a farmácia, capacitar seu pessoal, definir preços, etc. O número de microempreendedores individuais vem aumentando com bastante consistência nos últimos anos.

É preciso, no entanto, planejar muito bem a condução do novo negócio e, claro, ter capacidade de liderança, motivação, carisma e prestar um bom atendimento aos consumidores. Os custos para abrir uma farmácia devem claramente definidos, inclusive com cursos de empreendedorismo e gestão de carreira. Do contrário, é melhor se manter empregado com carteira de trabalho assinada.

+ Leia também: Curso de Balconista de Farmácia Online com Certificado

Tornar-se empresário é sempre uma atividade de risco, mas estes riscos devem ser bem calculados. A ousadia de estabelecer-se por conta própria não pode equivaler a um suicídio financeiro. Identificadas as boas oportunidades, é preciso aproveitá-las, mas sem perder o controle das despesas e com muito trabalho duro.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *