6 Dicas sobre Como Escolher uma Faculdade

Para algumas pessoas pode parecer fácil o fato de ter que escolher uma boa opção de instituição de ensino de nível superior devido a grande quantidade de universidades e faculdades existentes hoje em dia. Porém, não é tão simples assim escolher, chegou o momento, e agora? Qual faculdade escolher?

Se essa for sua dúvida, nós daremos aqui a vocês 6 dicas importantes que devem ser analisadas, antes que você venha a se matricular em qualquer instituição de ensino.

Qual Faculdade escolher?

Como Escolher uma Faculdade



1) A primeira dica é com relação a tradição da instituição. Muitas pessoas acreditam que a tradição está ligada com a quantidade de anos que determinada instituição existe, porém, não é bem assim. Nesse item é preciso analisar a linha do tempo dessa universidade/faculdade e verificar a imagem que a mesma possui perante a sociedade. Buscar informações sobre o nível de sucesso dos alunos em provas que determinarão a conclusão do aprendizado também é muito importante (Exemplo: Nível de aprovação na prova da OAB).

2) O segundo ponto importante e que deve ser analisado é com relação a localização da instituição. É de extrema importância verificar esse item, pois, aliás, do valor da mensalidade, você terá que por “na ponta do lápis”, esse custo com a sua locomoção. Então, de repente você consegue uma universidade bem longe, mas com mensalidade mais acessível, ao passo que mais próximo ao seu local de trabalho e/ou residência há uma universidade com mensalidade mais cara, mas você economizaria condução. Então, é bom pensar e repensar esse item, até pela questão da qualidade de vida e não apenas, pelo investimento.

3) Qualidade de ensino é a nossa terceira dica. É importante e muito relevante que você visite o campus da faculdade, que veja a grade curricular dos cursos, que tenha contato direto com professores, alunos e ex-alunos. Verificar se os professores têm nível acadêmico é um dos pontos desse item importantes.

4) Quantas pessoas querem concluir o curso e ter logo na sequência uma oportunidade de emprego? Sendo assim, o quarto item diz respeito a empregabilidade, onde é preciso verificar se a instituição de ensino possui, por exemplo, empresa Junior, se possibilitam aos alunos a oportunidade de estagiar em empresas parceiras ou feiras, por exemplo.

5) Credenciamento no MEC é a nossa quinta dica para você. Muitas “universidades” utilizam desse título de forma errada, pois, para ser uma universidade é preciso uma avaliação do MEC para tal credenciamento. Por isso, você pode verificar para ter certeza se a instituição que pretende estudar é de fato credenciada pelo MEC. Além disso, você pode inclusive verificar se o seu curso é conceituado ou não pelo Ministério da Educação e Cultura.

+ Fazer Faculdade ou Curso Técnico ?

6) A infraestrutura e o preço da instituição de ensino também são itens relevantes, pois você deve pagar por um valor viável. Pagar alta para não ter infraestrutura adequado é inaceitável e estudar em uma instituição, apenas por luxo também é. Então, busque o equilíbrio entre ambos os itens.

Agora que você leu as 7 dicas fundamentais sobre como escolher uma faculdade, já sabe quais pontos deve analisar em uma instituição de ensino antes de se matricular, não deixe de pesquisar na internet por mais informações, verifique se a instituição escolhida tem incidentes em sites de reclamação, procure nas redes sociais o que os alunos dessa faculdade estão achando.

+ Leia também: Como Escolher um Curso Superior de Qualidade

Conheça melhor a infraestrutura da universidade, contato alunos, ex-alunos, professores, conheça o curso e informe-se de tudo que é possível para que sua escolha seja a melhor em todos os itens descritos acima.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “6 Dicas sobre Como Escolher uma Faculdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *