10 Vantagens de Fazer Cursos Online

Seja como hobby, seja para melhorar as qualificações, são inúmeras as vantagens dos cursos online a distância.

No Brasil, cerca de quatro milhões de pessoas recorrem aos cursos a distância. A maioria (cerca de 80%) é formada pelos alunos matriculados nos chamados cursos livres, como artes e artesanato, informática, idiomas e capacitação profissional, mas já existem quase quatro mil cursos regulares (educação básica e continuada, nível superior), credenciados pelo Ministério da Educação, em todo o país, ministrados na modalidade semi presencial. Entre as vantagens dos cursos online, está a possibilidade de organizar os próprios horários e seguir o ritmo próprio de aprendizado.

Publicidade



cursos online

10 Vantagens de Fazer Cursos Online

São várias as motivações para recorrer aos cursos online: ausência de opções nas imediações da residência (ou local de serviço), necessidade de qualificação ou atualização profissional (muitos cursos são oferecidos pelos próprios contratantes) e falta de tempo para se deslocar diariamente à escola ou faculdade.


Mesmo para desenvolver um hobby, como desenho, decoração para festas, corte e costura, etc., os cursos a distância oferecem inúmeras vantagens: é possível rever as aulas a qualquer momento (o ponto forte da EAD), quantas vezes sejam necessárias para eliminar quaisquer dúvidas.

Muitos cursos online são acompanhados por tutorias e apostilas, que podem se impressas para aproveitar os momentos livres do dia. Importante: o que começa como um passatempo pode se transformar em uma fonte auxiliar de renda, ou mesmo em uma nova profissão.

Na maioria dos cursos livres a distância, o início é imediato, não há necessidade de espera para formação de turmas. As videoaulas são pré-gravadas e os tutores estão de prontidão para suprir as necessidades de alunos em diversos momentos do decorrer do curso.

Cursos Online

Hoje no Brasil algumas escolas online como Cursos 24 Horas, Buzzero e iPed são grandes formadoras de qualificação profissional. Com cursos em dezenas de áreas diferentes, essas escolas virtuais oferecem ensino de qualidade e certificado de conclusão ao terminar o curso.

Vale muito a pena fazer, conheça agora alguns cursos online em destaque:

Curso de Decoração:

curso de decoração

Curso de Administração:

curso de administração

Curso de Gestão Escolar:

cursos de gestão escolar

Curso de Decoração de Bolos:

curso de decoração de bolos

+ Cursos online, acesse: Cursos Online Grátis

Cursos regulares a distância

Entre os cursos regulares a distância, a maioria dos estudantes está matriculada em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia). São 75% dos alunos inscritos; 17,5% cursam pós-graduação e os demais estudam nos níveis fundamental (ciclo II) e médio (inclusive técnico).

Ao contrário dos cursos livres, os regulares dependem de autorização do MEC para sua instalação e são supervisionados quanto à qualidade do conteúdo e ao aproveitamento dos alunos. No site www.e-mec.mec.gov.br, é possível consultar a situação dos cursos de nível superior. Diplomas obtidos em cursos não reconhecidos (ou descredenciados) são nulos em todo o território nacional.

Os cursos regulares não são totalmente online: seguem a modalidade presencial, em que é necessária a presença em sala de aula (geralmente, uma vez por semana), para o desenvolvimento de atividades práticas, consultas supervisionadas em bibliotecas e avaliações. Os alunos precisam ter aproveitamento mínimo a cada semestre para poder continuar seus estudos.

Mesmo assim, é crescente o número de matrículas e existem universidades totalmente virtuais, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Neste caso, as aulas são ministradas em polos de apoio presencial. Diversas instituições de nível superior também implantaram polos com as mesmas características, para aumentar a capilaridade e conquistar mais candidatos para seus cursos a distância.

+ Confira: Cursos Online a Distância com Certificado

No entanto, é preciso ter muita disciplina para se dedicar a cursos a distância: o acompanhamento regular é fundamental, sem acumular aulas, leituras e atividades. Muitos estudantes apresentam dificuldade de concentração e, por isto, demanda a presença do professor ao lado. Antes de se matricular nestes cursos, é necessário fazer uma autoavaliação sincera e verificar as reais características para o ensino aprendizado.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “10 Vantagens de Fazer Cursos Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *