10 Dicas para o ENEM 2015

O ENEM 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada principal para a conquista do diploma de ensino superior. Os candidatos que participam do exame têm direito a pleitear vagas nos programas PROUNI (o qual oferece bolsas integrais e parciais em universidades particulares) e SISU (programa exclusivo que disponibiliza vagas em universidades públicas).

Porém, para garantir uma boa colocação e conseguir ser aprovado em ambos os processos, o candidato deve se dedicar muito! Afinal, somente tem acesso às vagas, de fato, os alunos que alcançam as melhores notas no ENEM.

cronograma de estudos para o enem



Dicas para o ENEM 2015

Se você faz parte deste grupo, este post é valioso: selecionamos 10 dicas de estudo + atitudes, as quais lhe auxiliarão no ENEM, garantindo assim um excelente rendimento. Acompanhe as informações e tenha um ótimo exame!

1. Mantenha a leitura dos jornais em dia: Todos sabem que a redação é a etapa mais importante do ENEM. Conseguir uma boa nota na redação já é meio caminho andado. Por isso, é importante ler os editoriais dos jornais, já que o estilo de escrita seguido pelos mesmos (textos dissertativos-argumentativos) é o mesmo estilo exigido no ENEM.

2. Organize uma rotina de estudos: A organização é uma das palavras-chave quando o assunto é a preparação para o ENEM. Uma boa dica é dar continuidade às matérias abordas na escola ou cursinho, no mesmo dia. Outra opção válida para não tornar o roteio cansativo é intercalar matérias de áreas diferentes.

3. Mantenha um bom relacionamento com pais, amigos e professores: Contar com a ajuda dos pais e amigos é essencial para um bom aproveitamento nas provas. Valorize o incentivo e apoio oferecidos por eles e torne-os a sua inspiração. Quanto aos professores, converse bastante e tire todas as dúvidas possíveis. Lembre-se de que eles são as pessoas ideais para isso!

4. Turbine sua bagagem cultural: É considerada bagagem cultural toda e qualquer manifestação de arte. Aposte nas leituras, audições de música e visualização de filmes. Tais atividades aguçam e facilitam a análise crítica, essencial para o exame.

5. Estude em dupla ou trio: Estudar n companhia de duas ou três pessoas (no máximo) é uma boa tática. Escolhendo parceiros que consigam focar-se nas mesmas atividades que você, é possível discutir resultados e analisar as informações através de perspectivas diferenciadas.

6. Mantenha uma dieta saudável e balanceada: Muitos não dão atenção à este fato, porém, manter uma dieta balanceada influencia diretamente na rotina de estudos e na realização do exame. Antes de iniciar a maratona de exercícios, tome um café reforçado, com frutas, cereais e iogurtes naturais.

7. Realize simulados: Os simulados, principalmente para quem está realizando o ENEM pela primeira vez, é uma ótima estratégia de preparação. Porém, para surtir efeito, estes devem ser aplicados em conformidade com as regras estabelecidas pelo exame oficial. Conteúdo, carga-horária e formatos das avaliações devem ser fielmente respeitados. Desta forma, o candidato pode se preparar tanto emocional quanto fisicamente.

8. Compreender, diferente de memorizar: um grande dos estudantes, seja em provas ou exames oficiais, é insistir em memorizar os conteúdo, ao invés de compreender. Diferente de memorizar, compreender o conteúdo é muito mais seguro, já que o conhecimento permanecerá na mente por um período bem maior.

9. Esqueça a estratégia do “chute”: diferente das provas da escola ou cursinho, “chutar” não uma boa estratégia a ser utilizado no ENEM. A avaliação dos candidatos é realizada por meio da metodologia TRI, ou seja, há a possibilidade de comprovar estaticamente se o candidato “chutou” ou não qualquer uma das questões do exame.

10. Relaxe: No dia anterior à prova – bem como as horas e minutos que antecedem a avaliação – é recomendando descansar e se desligar totalmente do ENEM. Assim, o cérebro e o corpo estarão descansados para enfrentar horas a fio de exame!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *