10 Carreiras Menos Estressantes para Trabalhar nos Próximos Anos

Um portal virtual dos Estados Unidos chamado CareerCast é dedicado ao estudo sobre carreiras profissionais e realizou uma pesquisa em que apontou e listou as dez carreiras consideradas menos estressantes no ano de 2014. Levando em consideração fatores específicos e estipulando uma pontuação direcionada para cada um desses fatores, a investigação entendeu que quanto menor a nota atribuída, menos estressante a carreira foi considerada.

Entre os onze aspectos analisados, destacam-se: o quesito viagem, em que quanto menor o número de viagens do profissional, menor seu desgaste e, por conseguinte, o seu índice de estresse; a possibilidade de crescimento na carreira, em que as carreiras que dão mais oportunidade de crescimento aos seus profissionais têm a tendência a serem menos estressantes.

carreiras menos estressantes



Os prazos dados nos trabalhos, uma vez que a pressão e os prazos apertados para o cumprimento de tarefas é um dos grandes fatores de estresse dentro do ambiente corporativo; o reconhecimento do trabalho aos olhos do público, pois, estar a todo instante em busca da aprovação e reconhecimento alheio, costuma causar muito estresse; o quesito competitividade dentro a empresa, uma vez que, embora a competitividade seja muito positiva para a organização, para os funcionários é uma prática bem estressante.

Carreiras Menos Estressantes para Trabalhar

Há ainda os seguintes fatores que foram mencionados: as exigências físicas da profissão, pois, quando há atividades que demandam muito esforço físico, o estresse é mais recorrente; as condições ambientais de trabalho, já que trabalhar em um escritório é determinante para se ter menos estresse do que em uma mina de carvão; o quesito risco de vida oferecido pelo trabalho, assim quanto maior o risco, maior o nível de estresse adquirido; os perigos da profissão durante o expediente que é causa de muito estresse;  lidar com o público e ser responsável em sua profissão pela vida de outra pessoa, são aspectos que mesclam compensação com estresse.

Depois de considerados esses fatores, a pesquisa concluiu que as profissões menos estressantes são aquelas que necessitam de maior tempo de dedicação aos estudos. Nesse rol, entre as dez carreiras menos estressantes, a metade delas, no mínimo, demanda de grau mínimo de bacharelado para atuação na área.

Na lista com as 10 carreiras menos estressantes para se trabalhar nos próximos anos, encontram-se o profissional:

  • Fonoaudiólogo;
  • Cabeleireiro;
  • Joalheiro;
  • Professor Universitário;
  • Costureira;
  • Nutricionista;
  • Técnico de Registros Médicos;
  • Bibliotecário;
  • Artista Multimídia;
  • Operador de Máquinas.

+ Confira também:

Quais Profissões Possibilitam Fazer Concurso Público

Empregos de 6 Horas por Dia com os Melhores Salários

10 Profissões que Não Precisam de Diploma Universitário


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *